Nissan transforma bateria usada de carro elétrico em fonte de energia portátil

A Nissan criou uma fonte de energia portátil que reaproveita módulos de bateria antigos usados no hatch elétrico Leaf. O produto oferece uma nova vida para baterias que antes seriam descartadas, destaca a empresa.

Funcionários da Nissan testam baterias de Leafs antigos e reutilizam aquelas que ainda podem reter carga. Segundo informações divulgadas pela Nissan em 2019, as baterias do Leaf podem durar até 22 anos e podem ser reaproveitadas em outros tipos de produtos.A reutilização para outros fins faz parte dos esforços de sustentabilidade da empresa.O gerador portátil da Nissan/Kenwood pesa cerca de 14 kg e possui dois módulos integrados de bateria de um Leaf de primeira geração. Cada veículo possui 48 módulos.A unidade possui duas tomadas convencionas, duas portas USB-A, duas USB-C, uma tomada de 12V e entrada para alimentação por energia solar.

Leia mais:

Nissan repagina van elétrica para uma versão de acampamento; vejaNissan registra um milhão de veículos elétricos vendidos em 12 anosVale a pena ter um carro elétrico no Brasil em 2023?

O projeto é fruto de uma colaboração da marca japonesa com duas empresas: a JVCKenwood e a 4R Energy. O primeiro protótipo foi lançado em 2022 e já se tornou um produto produzido em larga escala no Japão, segundo o APNews.

As baterias do Nissan Leaf estão ganhando vida nova como fontes de energia portáteis que podem ser usadas para carregar dispositivos ou fornecer energia em casos de emergência. Imagem: Reprodução/AP Photo/Yuri Kageyama

Capacidade

A capacidade total do gadget não é divulgada oficialmente. Cada módulo novo do Leaf de primeira geração possui 64 Ah de capacidade. Em tese, a fonte de energia teria algo em torno de 128 Ah.

Mas, como estamos falando de baterias usadas, a capacidade será ligeiramente inferior. Segundo os cálculos do pessoal do Insideevs, um aparelho que consome 1 kW de energia a 110 V, por exemplo, poderá ficar ligado por cerca de 14 horas sem problema em plena capacidade de carga.

Preço

A fonte de energia portátil da Nissan custa 170.500 ienes no Japão, quase R$ 5.830 na cotação atualPor enquanto, a empresa não planeja lançar o produto em outros mercados.

Será que vai virar tendência no futuro? De qualquer forma, é interessante ver como as baterias dos veículos podem durar tanto tempo, nem que seja na forma de outros dispositivos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Nissan transforma bateria usada de carro elétrico em fonte de energia portátil apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *