Asteroide passa de surpresa a 4 mil quilômetros da Terra

Um asteroide passou de surpresa pela Terra nesta quinta-feira (7). A rocha espacial foi vista pela primeira vez pouco antes de fazer sua aproximação máxima do nosso planeta, a 4 mil quilômetros de distância por volta das 11h25 (horário de Brasília)

Isso é muito, mas muito mais perto do que um asteroide costuma passar. Esse é, por exemplo, aproximadamente 1% da distância entre Terra e Lua. Apesar de ter passado colado, o asteroide é pequeno demais para oferecer qualquer risco ao nosso planeta.

Leia mais:

Assassino de dinossauros teria “irmão” que abriu cratera na ÁfricaAsteroide que matou dinossauros causou incêndios devastadoresPesquisadores podem ter encontrado fragmentos do asteroide que extinguiu os dinossauros

Asteroide não representou perigo

Chamado de C9FMVU2, a rocha espacial ficou mais perto da Terra do que a maior parte dos satélites. Entretanto, com apenas 2 metros de largura, o asteroide jamais representou um perigo para nós.

Em publicação no X, antigo Twitter, a Agência Espacial Europeia (ESA), comentou a descoberta e garantiu que não existem perigos. 

In under 2⃣ hours, a tiny #asteroid discovered just this morning will make a #CloseApproach of Earth, 100 times closer than the Moon and well below many Earth-orbiting satellites.

“It poses no risk to us, but Earth’s gravity will shape its onward trajectory forever,” – Richard… pic.twitter.com/B8eU59BJP8

— ESA Operations (@esaoperations) September 7, 2023

“Não representa nenhum risco para nós, mas a gravidade da Terra moldará a sua trajetória para sempre”, disse Richard Moissl, chefe de defesa planetária da ESA. “A detecção precoce de um asteróide tão pequeno ilustra a nossa crescente capacidade de ver o que está por vir”, completou ainda.

Além disso, atualmente já existem tecnologias para evitar que o asteroide colida com a Terra. No ano passado, a NASA realizou a missão de testes DART, onde uma espaçonave se chocou propositalmente com um asteroide para alterar a sua rota. Recentemente, uma série de artigos foram publicados comprovando a eficácia da missão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Asteroide passa de surpresa a 4 mil quilômetros da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *