Após 80 anos, corpo de aviador morto na 2ª Guerra Mundial é identificado

Um mistério, enfim, desvendado. Os restos mortais de um sargento do exército dos Estados Unidos foram identificados 80 anos após a sua morte. O aviador Irving R. Newman morreu aos 22 anos de idade, durante os combates da Segunda Guerra Mundial, mas o seu corpo nunca havia sido encontrado.

Leia mais

Após 20 anos de buscas, submarino da Segunda Guerra Mundial é encontradoPães mumificados da Segunda Guerra Mundial são encontrados no BrasilDescoberto laboratório subterrâneo de experimentos humanos da 2ª Guerra Mundial

Aviador morreu em batalha da Segunda Guerra Mundial

A confirmação da identificação dos restos mortais do militar foi anunciada pela Agência de Contabilidade de Defesa POW/MIA (DPAA), dos Estados Unidos.O aviador morreu em 6 de maio de 1943, durante uma missão de bombardeio que tinha como alvo o porto de Reggio di Calabria, na Sicília, ilha ao sul da Itália. Ele havia sido designado para o 343º Esquadrão de Bombardeio (Pesado) e estava junto de outros nove tripulantes em um avião bombardeiro B-24D Liberator.Segundo informações da revista Galileu, problemas no motor do avião forçaram os pilotos a corrigirem o curso diretamente para o fogo antiaéreo inimigo. Eles chegaram a tentar um pouso de emergência, mas a aeronave pegou fogo e caiu na água perto de Benghajsa Point, em Malta.Nove aviadores sobreviveram, mas Newman não.

Aviador morreu durante missão no sul da Itália (Imagem: DPAA/Universidade de Malta)

Processo de identificação dos restos mortais

Em 1949, um conselho de oficiais revisou investigações da American Graves Registration Command (AGRC) acerca de 82 pessoas desaparecidas no Mediterrâneo e recomendou que os indivíduos fossem considerados “não recuperáveis”.

Mas em 2015, um programa de pesquisa de arqueologia marítima da Universidade de Malta começou a procurar os destroços do bombardeiro submerso. Os trabalhos foram motivados por relatos de que a aeronave havia caído na região.

No ano seguinte a equipe finalmente conseguiu localizar os destroços do bombardeio usando um sonar de varredura lateral, que cria uma imagem do fundo do mar. Os materiais estavam a quase 55 metros de profundidade.

Já em 2019, uma organização parceira da agência recuperou as primeiras evidências materiais e supostos restos humanos. Mas os resquícios do cadáver de Newman só foram identificados agora, em 20 de junho de 2023.

Corpo do aviador foi encontrado em 2019 e identificação aconteceu apenas em 2023 (Imagem: DPAA/Universidade de Malta)

Na identificação, os cientistas saram análises antropológicas, enquanto pesquisadores do Sistema de Examinadores Médicos das Forças Armadas dos EUA usaram DNA mitocondrial e análises dentárias.

Os mergulhadores também recuperaram uma metralhadora de 50 milímetros e outros artefatos durante a investigação.

O aviador receberá um enterro com local e horários ainda não divulgados. O nome de Irving R. Newman está registrado nas Tábuas dos Desaparecidos no Cemitério Americano Sicília-Roma, em Impruneta, na Itália, com outros indivíduos ainda desaparecidos da Segunda Guerra Mundial.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Após 80 anos, corpo de aviador morto na 2ª Guerra Mundial é identificado apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *