Artifact: novo recurso deixa app com mais cara de rede social

A equipe do Artifact – aplicativo (a princípio) de notícias criado pelos cofundadores do Instagram – anunciou, nesta quarta-feira (13), um novo espaço na plataforma: “Links”. Isso significa que vai dar para compartilhar links no app – e seguir outros usuários. Os novos recursos buscam deixar a plataforma com mais cara de rede social.

Para quem tem pressa:

O Artifact, um aplicativo de notícias, anunciou um novo recurso chamado “Links”, que permite compartilhar links na plataforma;Os criadores do aplicativo, Kevin Systrom e Mike Krieger, têm como objetivo transformar o Artifact em um “TikTok para textos”, tornando-o mais parecido com uma rede social;Essa adição transforma o Artifact numa rede social de curadoria de conteúdo, combinando inteligência artificial com contribuições dos usuários;Os usuários podem criar um feed visual de links com base em seus interesses, usar ferramentas de curadoria e síntese de conteúdo, e seguir outros usuários para descobrir mais conteúdo relevante.

Na verdade, os criadores do aplicativo, Kevin Systrom e Mike Krieger, tem uma rede social em mente: o TikTok. A meta deles é que o Artifact seja uma espécie de “TikTok para textos”. As novidades mais recentes, publicadas na página da equipe do aplicativo no Medium, deixam a plataforma um passo mais perto de concretizar essa visão.

Leia mais:

Artifact lança recurso de IA que resume notícias; veja como usarThreads vs Twitter: veja as diferenças entre as duas redesComo criar uma conta no Mastodon, rival do Twitter

A aba “Links” está disponível em iPhones e celulares Android. Mas, por ora, só quem tem iPhone consegue compartilhar links. Essa funcionalidade vai chegar para Android “muito em breve”, segundo a equipe do Artifact.

Links no Artifact

(Imagem: Divulgação/Artifact)

A adição do espaço “Links” e da possibilidade de seguir outras pessoas vai transformar o Artifact numa rede social de curadoria de conteúdo. Com inteligência artificial (IA) e pessoas atuando juntas nisso.

A princípio, as recomendações de conteúdo eram apenas reportagens de fontes e veículos pré-selecionados pela plataforma. E elas vinham para os usuários só por meio de IA. Agora, os criadores arriscam expandir esse fluxo.

Os usuários podem compartilhar links que considerem interessantes e visualizar um feed personalizado de links com base em seus interesses – ampliando o que é possível descobrir com a IA do Artifact.

Trecho do artigo publicado pela equipe do Artifact no Medium

Confira abaixo três destaques dos “Links”, citados pela equipe do Artifact:

Um feed visual de links com IA

Os links são apresentados em um feed visual dentro de uma nova guia de “Links”. Um feed “Para Você” mostra os links mais relevantes com base em seus interesses. Como criador de conteúdo, você não precisa ter seguidores para encontrar sua audiência. Basta compartilhar conteúdo e o Artifact começará a mostrar links para pessoas relevantes para ajudar você a ser descoberto.

Ferramentas para curadoria e síntese

O “Links” oferece ferramentas para ajudar a carregar, cortar e reorganizar imagens. Para auxiliar na escrita de legendas, qualquer artigo que você encontrar no Artifact pode ser resumido com IA. Também dá para compartilhar uma citação enquanto lê no Artifact – basta selecionar o texto e escolher “Compartilhar em Links” no menu pop-up.

Novos perfis de usuário com opção de seguir

Os usuários agora podem procurar e seguir qualquer pessoa com um perfil. Novas postagens das pessoas que você segue aparecerão em “Seguindo”. O perfil foi redesenhado para apresentar os links postados recentemente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Artifact: novo recurso deixa app com mais cara de rede social apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *