Esse robô autônomo em miniatura vai explorar oceanos extraterrestres

Por anos, cientistas apontam que oceanos de água podem estar escondidos abaixo do gelo nas luas Encélado, em Saturno, e Europa, em Júpiter. No espaço, a presença de água é muito importante e pode sugerir até a possibilidade de vida.

Só há um problema: como investigar tais massas a quilômetros abaixo do gelo? O desafio é imenso. Mas a resposta pode estar em um projeto coordenado pelo Centro de Ciências Ambientais Marinhas (ou MARUM) da Universidade de Bremen, na Alemanha. 

Leia mais:

Programa de ‘adoção’ para cães-robôs idosos é lançadoNovo robô minúsculo muda de forma e cabe em espaços apertadosRobô brasileiro pode mudar agricultura em grande escala

Um sistema chamado ‘TRIPLE-nanoAUV 2’ deseja levar um pequeno submersível até esses oceanos em busca de vida — TRIPLE significa “Tecnologias para penetração rápida de gelo e exploração de lagos subglaciais” na sigla em inglês, enquanto AUV é um acrônimo para “Veículo Subaquático Autônomo”.

Como é o mini submersível autônomo

O “robozinho” chamado nanoAUV tem forma de torpedo e terá cerca de 50 cm de comprimento por 10 cm de largura (com as duas asas dobradas para trás).Ele descerá através do gelo encapsulado em uma sonda de derretimento de gelo. Uma estação de ancoragem cilíndrica também fica perto do robô e permanece amarrada a um módulo na superfície.Assim que o nanoAUV passa pelo gelo, ele explora de forma autônoma áreas próximas do oceano, capturando dados por meio de câmeras e sensores. Em intervalos regulares, ele retorna à estação de acoplamento suspensa para recarregar suas baterias e transmitir os dados registrados ao módulo.

O diagrama abaixo ilustra como o sistema completo funcionará na prática:

Imagem: Reprodução/MARUM

Esses nano-veículos podem ajudar a fornecer uma melhor compreensão geral dos ecossistemas marinhos (…) o novo sistema autônomo é único e deverá possibilitar, no futuro, estudar o oceano global de água líquida abaixo das superfícies geladas da lua de Júpiter, Europa, e da lua de Saturno, Encélado

Prof. Ralf Bachmayer do MARUM, líder do projeto

A previsão é que o sistema completo do nanoAUV seja testado sob uma plataforma de gelo na Antártida, perto da Estação Neumayer III, em meados de 2026. A nave encapsulada terá que derreter nada menos que 4.000 metros de gelo para conseguir explorar os lagos subglaciais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Esse robô autônomo em miniatura vai explorar oceanos extraterrestres apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *