Play Store permite arquivar apps e liberar memória sem perder dados

A Google Play Store disponibilizou para todos os usuários do Android um novo recurso que permite que pessoas com pouco armazenamento no celular (ou não) “arquivem” aplicativos. Isso porque, ao excluir um app para liberar memória, o proprietário do aparelho perde os dados salvos nele. Com a opção, o tamanho é otimizado sem perder essas informações, e basta ter conexão à internet.

Leia mais:

Como proteger seus dados pessoais em aplicativos terceirosGoogle Play: esses 43 aplicativos maliciosos detonam a bateria do seu celularGoogle Play Games: conheça o app, requisitos e como jogar no PC

Arquivar apps pela Play Store

O recurso foi anunciado pela primeira vez em abril, mas não estava disponível para todos os usuários do Android. Agora, basta ativar a opção nas configurações do aplicativo da Google Play Store e o recurso já arquiva automaticamente apps que são pouco acessados no aparelho.

Na prática, isso otimiza 60% do tamanho original daquele programa e libera espaço de armazenamento no dispositivo.

Para isso, a configuração usa o sistema Android App Bundle, que otimiza conjuntos de arquivos “pesados” do aplicativo, mas deixando os dados do usuário lá. Ou seja, o programa ainda está no celular e aparecerá com um ícone de nuvem por cima, e basta conexão com internet para acessá-lo.

Novidade vale apenas para usuários do sistema Android (Imagem: NextPit)

Como ativar o recurso no Android

O recurso só está disponível para aparelhos Android, que usam a Google Play Store como loja de aplicativo. Para ativá-lo, entre no app e siga esses passos:

Toque na sua foto de perfil (ou ícone de perfil);Clique na opção “”Configurações”;Clique na opção “Geral”;Ative a opção “Arquivar apps automaticamente”

Lembre-se que, para obter os recursos mais recentes da Google Play Store e do Android, é necessário estar com o sistema atualizado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Play Store permite arquivar apps e liberar memória sem perder dados apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *