Sonda Juno faz foto incrível de Júpiter e da lua vulcânica Io

Uma nova imagem captada pela sonda Juno, da NASA, que estuda Júpiter, foi divulgada pela agência recentemente. Na foto, é possível ver o gigante gasoso e uma de suas luas, Io, o corpo mais vulcânico do Sistema Solar.

Segundo um comunicado emitido pela agência, o registro foi feito em 30 de julho, quando a espaçonave passou por Io antes de sua 53ª aproximação de Júpiter, que ocorreu no dia seguinte. 

A portrait of planet and moon: NASA’s #JunoMission captures Jupiter and its volcanic moon Io together. https://t.co/7vhRIJHq9t
processed by Alain Mirón Velázquez pic.twitter.com/NKQWq65iSN

— NASA Solar System (@NASASolarSystem) September 12, 2023

A foto mostra Júpiter em primeiro plano com uma visão detalhada das faixas de nuvens coloridas e pontos de redemoinho do planeta. Embora apareça apenas um pequeno pedaço de Io ao fundo, é possível ver sua superfície escaldante e vermelha.

Usando dados brutos do instrumento JunoCam, o cientista cidadão Alain Mirón Velázquez produziu essa visão dramática ao aprimorar o contraste, a cor e a nitidez dos corpos celestes. 

De acordo com a NASA, a espaçonave estava a cerca de 51,1 mil de Io, e quase 350 mil km acima do topo das nuvens de Júpiter no momento em que a foto foi feita.

Io é uma das 95 luas de Júpiter

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, tem um total de 95 luas, de acordo com a última atualização oficial. Io, a terceira maior delas, tem 3.643,2 km de largura, sendo apenas um pouco maior do que o único satélite natural da Terra (3.474,8 km) e a quarta maior lua do Sistema Solar. Também é o satélite galileano mais próximo de Júpiter – termo que se refere às quatro luas do planeta que foram os primeiros objetos celestes a serem descobertos orbitando um objeto diferente do Sol por Galileu Galilei, em 1610.

Io é o lar de centenas de vulcões que regularmente entram em erupção jorrando lava derretida e expelindo plumas de gás sulfuroso centenas de quilômetros para cima na atmosfera. Recentes sobrevoos próximos de Io permitiram que os cientistas estudassem a lua vulcânica e sua superfície com muito mais detalhes.

Leia mais:

Veja o tamanho das luas do gigante Júpiter em escala Falha na câmera faz sonda Juno perder mais de 200 fotos de JúpiterCalisto, lua de Júpiter, tem muito mais oxigênio do que se pensava

“A Juno forneceu aos cientistas os olhares mais próximos de Io desde 2007, e a espaçonave coletará imagens e dados adicionais de seu conjunto de instrumentos científicos durante passagens ainda mais próximas no final de 2023 e início de 2024”, diz o comunicado da NASA.

As imagens coletadas pela sonda Juno estão disponíveis online para o público neste link. O acesso aberto aos dados brutos da espaçonave permitiu que cientistas cidadãos ajudassem a fazer milhares de descobertas científicas importantes desde que Juno chegou a órbita de Júpiter em 2016.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Sonda Juno faz foto incrível de Júpiter e da lua vulcânica Io apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *