Onda de calor leva Brasil a consumo recorde de energia

Projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a onda de calor que atinge grande parte do território brasileiro desde a última semana começa a perder força nesta terça-feira (26). Ainda assim, o evento já pode fazer com que setembro atinja um consumo recorde de energia elétrica.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a previsão é que sejam consumidos 75,2 mil MW médios no Brasil até o fim do mês, o que representa uma alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Se isso se confirmar, setembro de 2023 terá o maior valor já registrado no país, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Setembro de 2023 pode se tornar o mês de maior consumo de energia da história. Crédito: Antoniodiaz – Shutterstock

“A previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida”, afirma Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, em um comunicado emitido pela entidade.

Leia mais:

Calor extremo: meu celular pode parar de funcionar? Entenda10 dicas para enfrentar onda de calor no BrasilOndas de calor intensas persistem por muito mais tempo no oceano profundo

Consumo de energia no Brasil é maior na região Norte

A edição mais recente do Programa Mensal de Operação (PMO) do ONS relata que a aceleração mais significativa no consumo deve acontecer na região Norte (10,6%), seguida das regiões Sudeste (6,1%), Nordeste (4,2%) e Sul (3,8%).

Ciocchi afirma que o sistema nacional de energia tem total capacidade para atender o aumento de consumo. “Em termos de operação e atendimento da demanda, seguimos preparados para atender a sociedade brasileira. O sistema é robusto, seguro e o cenário é favorável”.

O post Onda de calor leva Brasil a consumo recorde de energia apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *