Qual o melhor programa para ver a temperatura do PC? Veja 5 opções grátis

Você já parou para pensar no calor que o seu computador está enfrentando enquanto executa tarefas complexas? Monitorar a temperatura do seu computador pode fazer toda a diferença na vida útil e no desempenho do seu querido PC. Essa ação impede o superaquecimento, uma das principais causas de falha de hardware. 

Imagine isso como verificar a temperatura corporal quando você não está se sentindo bem; no mundo dos computadores, essa ação simples pode ser o equivalente a salvar sua máquina de uma potencial “febre”.

Então, para você assegurar uma maior durabilidade, desempenho e estabilidade ao seu PC, manter o controle da temperatura do seu computador é essencial. Para realizar essa tarefa, há vários jeitos possíveis. Se você está procurando excelentes programas gratuitos para monitorar o calor dos componentes do seu hardware de modo eficaz, a seguir, apresentamos uma lista de cinco deles.

HWMonitor

Tela do HWMonitor (reprodução)

O HWMonitor é uma ferramenta gratuita da CPUID que permite monitorar a temperatura de vários componentes do seu computador. No entanto, o programa informa a temperatura dos componentes do seu processador separadamente, em um formato de lista.

O HWMonitor oferece uma interface simples e de fácil compreensão. O programa exibe em tempo real informações sobre a temperatura de componentes, como núcleos do processador, velocidade das ventoinhas e voltagens da placa-mãe.

Leia mais:

Midjourney: entenda o que é e como produzir imagens com inteligência artificialComo baixar e usar o MSI AfterburnerStable Diffusion: como usar a IA que gera imagens

SpeedFan

Tela do SpeedFan (reprodução)

O SpeedFan é outro software gratuito utilizado para monitorar a temperatura, velocidade e voltagem de um computador. Além da monitoração de temperatura, o SpeedFan também oferece a capacidade de ajustar as configurações de um  cooler para controlar a velocidade do resfriamento. Com uma interface simples, o software apresenta suas informações em gráficos bem organizados.

Entretanto, o SpeedFan pode parecer complexo para quem é leigo na parte técnica de um computador.  Porém, o programa é especialmente útil para usuários que têm conhecimento técnico em tecnologia e computadores.

CoreTemp

Tela do Core Temp(reprodução)

O Core Temp monitora as temperaturas de cada processador e dos núcleos individuais da CPU, o que é especialmente útil para computadores com processadores multi-core. O software permite a personalização de alarmes de temperatura e programar o seu computador para desligar automaticamente quando a temperatura do seu PC estiver alta.

Outro característica desse programa é que não requer instalação, basta descompactar a pasta do arquivo e executá-lo. Além disso, ele é compacto e leve. Bastante simples e prático, o Core Temp é perfeito para usuários menos experientes ou leigos em tecnologia de computadores. 

Real Temp

Tela do Real Temp (reprodução)

O Real Temp é útil para usuários que desejam monitorar a temperatura da CPU em sistemas com processadores Intel. Ele fornece informações separadas para cada núcleo da CPU, permitindo que você acompanhe o calor gerado por cada um deles. 

O programa permite a personalização de alarme de temperatura e desligamento automático. O Real Temp também é leve e não precisa de instalação, apenas descompactar o arquivo e executá-lo.

Open Hardware Monitor

Tela do Open Hardware Monitor (reprodução)

Além de monitorar a temperatura da CPU, o Open Hardware Monitor oferece uma variedade de informações detalhadas sobre o desempenho e o estado dos componentes do seu PC. Open Hardware Monitor não necessita de instalação e é bastante simples de utilizar.

No entanto, esse software tem um diferencial dos demais: ele é um programa de código aberto. Sendo um programa de código aberto, o Open Hardware Monitor é gratuito e pode ser modificado e aprimorado por desenvolvedores interessados.

O post Qual o melhor programa para ver a temperatura do PC? Veja 5 opções grátis apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *