NASA adia lançamento de missão que vai estudar asteroide metálico

Originalmente programado para 5 de outubro e adiado por problemas técnicos para esta quinta-feira (12), o lançamento da missão Psyche, da NASA, vai precisar atrasar mais um dia. A agência informou que a decisão foi tomada em decorrência do mau tempo.

Para quem tem pressa:

Missão da NASA para estudar asteroide metálico seria lançada nesta quinta-feira (12);O mau tempo no local, com tempestades e ventos fortes, adiou o lançamento em 24 horas;Outra oportunidade de decolagem está reservada para sábado (14).

Por enquanto, o evento foi transferido para sexta-feira (13), às 11h19 (pelo horário de Brasília). A sonda vai decolar da Plataforma de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. O veículo já está devidamente posicionado no local desde terça-feira (10).

Após se desacoplar do foguete, a espaçonave de alta tecnologia inicia uma jornada de 3,5 bilhões de km rumo ao Cinturão de Asteroides – uma região do Sistema Solar formada por diversos detritos rochosos localizada entre as órbitas de Marte e Júpiter, onde deve chegar em 2029.

Representação artística da sonda Psyche, da NASA, na órbita do asteroide 16 Psyche. Crédito: buradaki – Shutterstock

O objetivo é estudar em detalhe asteroide 16 Psyche, que dá nome à missão – uma rocha espacial de cerca de 225 km de diâmetro que se acredita ser muito rica em metais. Além disso, especula-se que o objeto seja o núcleo de ferro remanescente de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta) – algo semelhante ao núcleo da Terra. Por isso, a investigação deste corpo pode trazer revelações sobre o nosso próprio mundo. (Saiba mais detalhes sobre o asteroide e a missão Psyche aqui).

Chances de clima favorável para o lançamento eram de apenas 20%

De acordo com um comunicado emitido pela NASA na manhã desta quarta-feira (11), a previsão de clima favorável para o dia seguinte era de apenas 20%. Com as tempestades que despencaram no local à noite, a agência optou por suspender as operações. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa e publicado nas redes sociais por volta das 20h.

Breaking the news! Breaking the news! Our trip to a metal world, the #MissionToPsyche, is now slated to launch on Friday, Oct. 13.

Don’t be paranoid. It’s not a Black Sabbath… it’s because of weather conditions at @NASAKennedy. More info on the mission blog:… pic.twitter.com/Fs6iFcSPPL

— NASA (@NASA) October 11, 2023

Na coletiva, Arlena Moses, oficial meteorológica de lançamento da Força Espacial dos EUA, explicou as preocupações. Segundo ela, o problema não está apenas nas tempestades locais.

“Por trás dessa frente quente e principalmente com essa área de baixa pressão vindo em nossa direção, esperamos que os ventos se afastem muito rapidamente do sul e sudoeste. Poderíamos ver rajadas de 32 a 40 km/h, mas provavelmente algumas mais fortes com isso também”, disse Moses.

Leia mais:

NASA lança missão Psyche – e você pode fazer parte da jornada; saiba comoMissão Psyche: brasileira é selecionada pela NASA para ver lançamento de pertoPsyche: telescópios espaciais ajudam NASA a se preparar para sondar asteroide

NASA tem até 25 de outubro para lançar missão Psyche

De acordo com a oficial, a primeira janela de backup, na manhã de sexta, tem 50% de chances de boas condições climáticas para a decolagem. 

“{Para este dia] nossas preocupações ainda estão associadas a tempestades na área, onde temos nuvens de bigorna, algumas nuvens espessas, que são nuvens em camadas, bem como nuvens cumulus associadas a tempestades”.

Outra janela de reserva se abre na manhã de sábado (14), com os mesmos 50% de probabilidade de tempo propício. Caso a decolagem continue sendo impedida, a missão Psyche tem oportunidades de lançamento até 25 de outubro, segundo a NASA.

O post NASA adia lançamento de missão que vai estudar asteroide metálico apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *