“Anel de fogo”: satélites captam imagens de tirar o fôlego; assista

No último sábado (14), um fenômeno raro pôde ser observado nas Américas: o eclipse anular. Durante esse evento astronômico, a Lua se posicionou de modo a bloquear o centro do Sol, fazendo com que a estrela aparecesse como um anel de fogo no céu.

O eclipse foi registrado também por satélites de observação terrestre, como o GOES-East e GOES-West da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

Leia mais:

Google Maps: como adicionar ou excluir fotos e vídeos no app10 coisas que os astronautas não podem fazer no espaçoQual a diferença entre eclipse total e eclipse anular?

Imagens de satélite do “anel de fogo”

Esses satélites captaram imagens impressionantes da sombra escura movendo-se sobre a superfície da Terra;A partir dessas imagens, pôde-se observar a trajetória do eclipse, que começou no Oregon e atravessou vários estados dos Estados Unidos;Em seguida, a sombra seguiu pelo Golfo do México, México, América Central, América do Sul e Oceano Atlântico, onde o “anel de fogo” desapareceu ao pôr do Sol.

Abaixo, veja a imagem feita pelo satélite GOES-16 abrangendo todo o planeta:

Here is a complete satellite loop of today’s eclipse from our GOES-16 satellite! #gawx pic.twitter.com/kXtr7d5ivM

— NWS Atlanta (@NWSAtlanta) October 14, 2023

Uma das características marcantes desse eclipse anular foi a maneira como a sombra da Lua passou diagonalmente da parte superior esquerda para a inferior direita da Terra. Foi um espetáculo visual impressionante, que encantou observadores em diversas regiões do continente americano.

Abaixo, veja as imagens do GOES-West, que mostra o eclipse anular indo dos EUA para a América do Sul:

GOES-West caught the annular eclipse as it moved from the western US down to South America. pic.twitter.com/WR2J6E48jF

— CIRA (@CIRA_CSU) October 15, 2023

Mais eclipses vêm por aí

Vale ressaltar que esse eclipse anular serviu como aquecimento para outros dois grandes eventos: ainda em outubro, teremos um eclipse parcial da Lua.

Porém, um evento ainda mais extraordinário ocorrerá nos Estados Unidos em 8 de abril de 2024: o eclipse solar total. Durante essa ocasião, a Lua irá obscurecer completamente o Sol, proporcionando espetáculo único para os observadores. Ele percorrerá o México, Texas, Nordeste dos EUA e Canadá.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “Anel de fogo”: satélites captam imagens de tirar o fôlego; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *