Confira o Olhar Digital News na íntegra

Confira alguns destaques da edição desta terça-feira (17):

Startup brasileira vai produzir água potável na Faixa de Gaza

Uma startup brasileira firmou parceria com o governo brasileiro para enviar 40 purificadores de água para vítimas da guerra entre Israel e o Hamas. A mesma tecnologia, desenvolvida pela PWTech, já foi usada no Haiti, em 2021, e na Ucrânia, em 2022. O PW5660 é capaz de transformar 5 mil litros de água suja da chuva, de rios, poços, represas, açudes e lagos em água potável. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os hospitais de Gaza estão com forte escassez de suprimentos médicos, além da ausência de energia elétrica e água. Ainda, cerca de 95% da população da Faixa de Gaza está sem acesso à água potável. Para falar mais sobre o assunto, recebemos o Fernando Silva, CEO da PWTech.

IA consegue identificar supernova sem ajuda humana

Pela primeira vez, a inteligência artificial conseguiu identificar, confirmar e classificar uma supernova — objeto celeste originado após a explosão de uma estrela — sem qualquer intervenção humana. O sistema, nomeado de Bright Transient Survey Bot (BTSbot), foi desenvolvido em colaboração internacional liderada pela Northwestern University e obteve sucesso ao identificar uma explosão cósmica no início de outubro.

Sensores podem indicar avanço do Parkinson

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford apontou que o uso de dispositivos vestíveis digitais pode rastrear a progressão da doença de Parkinson de forma mais eficaz do que a observação clínica humana. Ao analisar mais de 100 métricas captadas pela tecnologia, os especialistas conseguiram verificar mudanças sutis nos movimentos de pacientes.

Governo lança cartilha para ensinar pais a monitorar filhos na internet

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou, nesta segunda-feira (16), o lançamento de uma plataforma digital dedicada a educar e auxiliar pais e responsáveis na supervisão das atividades de crianças e adolescentes na internet.

Concreto alternativo permite que casas suguem CO2 da atmosfera

A crise climática exige um esforço de todas as áreas na preservação do nosso planeta. Foi pensando nisso que uma startup desenvolveu um concreto alternativo que suga CO2 da atmosfera. A primeira casa com a tecnologia foi entregue nas Bahamas e o objetivo é construir mais 999 delas.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes sociais. Acompanhe!

O post Confira o Olhar Digital News na íntegra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *