Microsoft aperta o cerco contra acessórios ‘não autorizados’ para Xbox

A Microsoft começou a bloquear controles e acessórios “não autorizados” para Xbox. Pelo menos, é o que mostram relatos de usuários do fórum Resetera. Eles disseram que ao conectarem alguns modelos de controle de terceiros no console aparece o aviso: “acessório conectado não é autorizado”.

Para quem tem pressa:

Usuários do fórum Resetera relataram que a Microsoft começou a bloquear controles e acessórios “não autorizados” para o Xbox, exibindo um aviso de “acessório não autorizado” ao conectá-los;Após conectar um acessório não autorizado, os usuários têm duas semanas para utilizá-lo antes de ser bloqueado para uso futuro, conforme relataram no fórum;Controles de Xbox de terceiros que fazem parte do programa de parceria “projetado para Xbox” não são afetados, mas aqueles não oficialmente autorizados correm o risco de serem bloqueados;Dispositivos de trapaça de terceiros, como XIM, Cronus Zen e ReaSnow S1, que falsificam entradas de controle, podem ser afetados pelo bloqueio da Microsoft, impactando a funcionalidade desses adaptadores em consoles Xbox.Não está claro se a Microsoft visa especificamente dispositivos de trapaça ou se está promovendo seu programa oficial de parceria de hardware “projetado para Xbox”.

Além disso, os usuários dizem que aparece outro aviso informando que o acessório será bloqueado para uso futuro após duas semanas.

A partir do momento em que você conecta um acessório não autorizado e recebe o código de erro 0x82d60002, você terá duas semanas para usar o acessório, após o qual ele será bloqueado para uso no console. Nesse momento, você receberá o código de erro 0x82d60003. Encorajamos você a entrar em contato com a loja ou o fabricante onde adquiriu o acessório para obter ajuda com a devolução.

Nota de suporte da Microsoft

Leia mais:

Microsoft testa melhorias para o app Xbox em PC gamer portátil como o ROG AllyAluguel de jogos para Xbox, PlayStation e Nintendo Switch vale a pena?Quais TVs Samsung são compatíveis com o Xbox Game Pass e como usar o app

Ainda não está claro se a Microsoft está tentando mirar em dispositivos de trapaça ou se a fabricante do Xbox está tentando promover seu programa oficial de parceria, segundo o The Verge.

Acessórios para Xbox

(Imagem: vfhnb12/Shutterstock)

Controles de Xbox de terceiros que fazem parte do programa de parceria de hardware “projetado para Xbox” não são afetados. Mas qualquer um que não tenha sido oficialmente autorizado pela Microsoft corre o risco de gerar esse erro e ser bloqueado para uso.

Isso também pode bloquear dispositivos de trapaça de terceiros – XIM, Cronus Zen e ReaSnow S1, por exemplo – de funcionar num console Xbox. Esses adaptadores são comumente usados em PC para falsificar entradas de controle, para que usuários de mouse e teclado possam obter os benefícios do auxílio à mira e do recuo reduzido do controle misturado aos benefícios do movimento do mouse e teclado.

Activision, Bungie e Ubisoft todos têm tentado bloquear esses dispositivos de falsificação de hardware, com restrições e proibições em Call of Duty, Destiny 2 e Rainbow Six Siege. Os dispositivos Cronus têm ganhado popularidade nos consoles e o bloqueio da Microsoft provavelmente afetará alguns desses adaptadores não autorizados.

A Brook Gaming, que fabrica um adaptador que suporta controles PlayStation no Xbox, diz que seu dispositivo é afetado pelo bloqueio da Microsoft. Em um post no X (antigo Twitter), a Brook Gaming alerta sobre “disrupções funcionais no futuro próximo” para uma variedade de seus produtos.

A maioria dos controles de Xbox de terceiros são com fio, já que a Microsoft geralmente não licencia seu protocolo de conexão sem fio do Xbox para outros fabricantes. A PowerA lançou o primeiro controle sem fio de terceiros oficialmente licenciado para os consoles Xbox no início de 2023.

O site Windows Central especula que o último bloqueio da Microsoft pode estar relacionado à empresa trabalhando para expandir a aprovação de controles sem fio de terceiros para o Xbox.

O post Microsoft aperta o cerco contra acessórios ‘não autorizados’ para Xbox apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *