Inteligência artificial é a ‘expressão do ano’, segundo dicionário

Inteligência artificial. IA. Você deve ter lido esse termo, pelo menos, algumas centenas de vezes em 2023. Não à toa, o renomado dicionário inglês Collins anunciou, na terça-feira (31), que “inteligência artificial” é o termo mais notável do ano.

Para quem tem pressa:

“Inteligência artificial” foi escolhido como o termo mais notável de 2023 pelo dicionário Collins devido à sua presença dominante nas conversas ao longo do ano.A definição de inteligência artificial envolve sistemas de computador treinados para imitar funções humanas – e seu uso quadruplicou durante 2023;A escolha reflete a popularidade e a influência significativa da tecnologia na sociedade atual, segundo Alex Beecroft, diretor editorial do dicionário Collins;Outros termos considerados incluíram “greedflation” e “nepo baby”, mas “inteligência artificial” se destacou.

Definida como sistemas de computador treinados para imitar funções humanas, a expressão foi destacada pelos editores do dicionário devido à sua presença dominante nas conversas ao longo de 2023. De acordo com o dicionário, o uso da expressão quadruplicou durante o ano.

Leia mais:

Reino Unido: cúpula com líderes políticos discutirá sobre regulamentação da IAAprenda a usar o ChatGPT: 10 dicas valiosas para criar perguntas precisasChatGPT e IA: o que os chatbots sabem sobre nós e com quem compartilham dados?

Inteligência artificial: o termo de 2023

(Imagem: Thinkstock)

Alex Beecroft, diretor editorial do dicionário Collins, explicou que a escolha reflete a popularidade e a influência significativa da tecnologia na sociedade atual. Ele disse:

Nós sabemos que a inteligência artificial foi um grande foco este ano, de forma que ela se desenvolveu e rapidamente se tornou onipresente em nossas vidas pelo e-mail, streaming ou qualquer tecnologia cotidiana futurista.

A seleção foi feita a partir de uma lista de novos termos, que incluía ainda expressões como “greedflation” – o uso da inflação como justificativa para aumentar os preços artificialmente visando melhorar os lucros – e “nepo baby”, que se refere aos filhos de celebridades que seguem as carreiras de seus pais.

Outro termo de destaque foi “canon event” (“evento canônico”, em tradução livre), que descreve um evento fundamental na formação de um indivíduo. A expressão ganhou popularidade em 2023 por conta da animação “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, na qual é utilizada para destacar a importância de um evento trágico na vida do super-herói.

A votação anual é realizada pela editora do dicionário, que conta com uma equipe de lexicógrafos dedicados à análise da língua inglesa em diversas áreas de comunicação. E esta não é a primeira vez que a equipe do dicionário Collins destaca um termo relacionado à tecnologia.

Em 2021, a expressão “NFT” foi eleita a palavra do ano, refletindo o impacto significativo desse conceito emergente no mundo contemporâneo. Já em 2022, a tecnologia saiu dos holofotes, porque a palavra do ano escolhida foi “permacrise”, que define a sensação de viver um período prolongado de instabilidade e incerteza.

O post Inteligência artificial é a ‘expressão do ano’, segundo dicionário apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *