Prótese na antiguidade: esqueleto é descoberto com dedos de metal na Alemanha

Arqueólogos alemães encontraram um esqueleto com quatro dedos protéticos de metal, cuja mão ainda estava ligada ao seu braço esquerdo. Uma análise inicial determinou que a prótese foi coberta em couro e amarrada ao braço da pessoa com bandagens.

A descoberta foi realizada no sul de Freising (Alemanha). O esqueleto é de um homem que, ao morrer, tinha entre 30 e 50 anos. Sua morte ocorreu entre os anos de 1450 e 1620, conforme o governo alemão e o LiveScience relata.

Leia mais:

Como bloquear prints no WhatsApp?Qual é o maior vulcão do mundo?Menina descobre ossos de mamute de 100 mil anos na Rússia

Segundo Walter Irlinger, deputado do conservador geral do Escritório de Estado da Baviera para a Preservação de monumentos, afirmou que a prótese repôs “os dedos indicador, médio, anelar e mínimo”, e que eles “foram moldados individualmente em chapa metálica e são imóveis”.

Procedimento cirúrgico

Marcas nos ossos restantes da mão esquerda do homem sugerem que os dedos foram amputados enquanto ele estava vivo;Porém, é incerto como os cirurgiões realizaram o procedimento;Um osso de dedão encontrado cimentado à prótese de metal corroída mostrou que o dedão do homem não foi removido.

A prótese foi removida do esqueleto para análise arqueológica e restauração. Escaneamentos revelaram que o objeto é formado por simples restos de couro e tecido presos às réplicas de dedos, mostrando o exterior da prótese foi ao menos parcialmente coberta.

Restos de material similar a gaze dentro dos dedos ocos indica que o dispositivo pode ter sido acolchoado para proteger o toco da mão do metal. Os dedos foram levemente curvados e estão paralelos uns aos outros para imitar a posição natural de descanso da mão humana, segundo Irlinger.

Prótese foi removida do esqueleto para estudo e restauração )(Imagem: Bayerisches Landesamt für Denkmalpflege)

Técnicas de amputação vêm de muito tempo atrás

A descoberta dá a entender que a medicina da época já tinha ciência das benesses da amputação, além de ter encontrado soluções para tornar a vida mais fácil para eles.

A época na qual o homem dono do esqueleto viveu foi marcado por conflitos militares que pode ter levado a grande número de lesões e amputações, o que pode ter aumentado a demanda por próteses como essa na região.

Esqueleto pertence a um homem entre 30 e 50 anos, que viveu entre os anos de 1450 e 1620 (Imagem: Bayerisches Landesamt für Denkmalpflege)

Outras próteses antigas

Essa mão protética encontrada na Alemanha não é a primeira desse tipo a ser encontrada. Os arqueólogos já encontraram cerca de 50 dispositivos médicos similares em toda a Europa Central e datando da Idade Média (1300 a 1500) ao início da Era Moderna (1500 a 1800).

Diferente da prótese rígida recém-descoberta em Freising, alguns desses outros membros protéticos possuíam partes móveis e sofisticadas, relatou o governo alemão.

Um desses dispositivos médicos mais antigos já encontrados pertencia a uma múmia egípcia de três mil anos e tratava-se de um dedo do pé feito de madeira.

O post Prótese na antiguidade: esqueleto é descoberto com dedos de metal na Alemanha apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *