Entrevista: cúpula reúne líderes mundiais para discutir riscos da IA

Em um esforço inédito pelo desenvolvimento seguro da inteligência artificial, a China concordou em trabalhar com os Estados Unidos, União Europeia e diversos outros países para gerenciar coletivamente o risco da IA.

O acordo foi feito durante a cúpula global de segurança que ocorre desde quarta-feira (1°) no Reino Unido.

A cúpula global de Inteligência Artificial (ou IA Safety Summit) visa discutir os riscos da IA para construir um consenso internacional sobre o desenvolvimento e governança da tecnologia.

Com isso, líderes da indústria de tecnologia e políticos alertam sobre os riscos da IA, incluindo ameaças à privacidade, perigos para os seres humanos e potenciais catástrofes globais.

Para entender mais sobre o assunto, recebemos o especialista em tecnologia e inovação, Arthur Igreja, que explicou sobre os avanços das discussões.

O que essa cúpula trouxe é que os testes são imprescindíveis, ou seja, a inteligência artificial começa a ser usada em tantas áreas, começa a ter um impacto tão profundo nas nossas vidas que não pode mais ser encarado como simplesmente um aplicativo banal que é lançado, porque as consequências podem ser desastrosas. Então, me parece que essa foi a grande tônica que é preciso aumentar o nível de segurança. 

O especialista destacou também a postura positiva das big techs durante este período da cúpula e observou a cooperação significativa.

As Big Techs parecem bastante cooperativas nesse momento. É um movimento até diferente do que nós vimos em relação ao passado, por exemplo, nos sistemas operacionais, obrigando o uso de alguns navegadores, principalmente na era das redes sociais, em que as empresas buscaram se esquivar ao máximo. Agora parece que as big techs têm um papel mais proativo, estão mais próximas dessa discussão. Ou seja, parece que elas estão até com certo receio de que venha uma regulamentação simplesmente imposta por algum governo e que não tenha muito ou nenhuma intimidade com tecnologia, o que poderia frustrar e impedir os seus negócios.

Confira a entrevista completa! 

O post Entrevista: cúpula reúne líderes mundiais para discutir riscos da IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *