Amazon já pode estar treinando sua IA — e será mais poderosa que o GPT-4 

A Amazon pode estar prestes a entrar de vez na corrida da IA, já que segundo informações da Reuters, a big tech está investindo milhões no treinamento de um ambicioso modelo de Inteligência Artificial que promete ser o mais poderoso já lançado nos EUA, ultrapassando até o avançado GPT-4, da OpenAI. 

O que você precisa saber: 

O objetivo da Amazon seria ter um produto para rivalizar diretamente com os principais modelos de linguagem grande (LLMs), como o ChatGPT e GPT-4, da OpenAI, e Bard, do Google; A intenção também é ter um produto interno próprio para oferecer aos usuários da Amazon Web Services (AWS) — a plataforma usa IA via parcerias com startups como a Anthropic; Segundo fontes à agência de notícias, chamado por ora de Olympus, a IA da Amazon pode chegar ao mercado como uma das mais poderosas, já que tem 2 trilhões de parâmetros — o modelo GPT-4, um dos melhores modelos disponíveis, tem um trilhão de parâmetros; Apesar da expectativa, no entanto, os detalhes do protejo ainda não são públicos e a Amazon não quis comentar as informações; Um cronograma específico para o lançamento do novo modelo também não foi divulgado. 

Leia mais! 

Remessa Conforme: Amazon também terá isenção de imposto de importaçãoFoco em IA ajudou Microsoft a superar Amazon e Google nos negócios em nuvemAmazon: Alexa comemora quatro anos no Brasil e recebe novos recursos; confira quais

Ainda de acordo com o portal, o líder por trás do projeto seria Rohit Prasad, ex-chefe da Alexa e atual cientista-chefe de inteligência artificial geral (AGI) da Amazon. O especialista teria recrutado pesquisadores que trabalhavam na Alexa AI e na equipe científica da empresa para atuar em modelos de treinamento, reorganizando os esforços de IA em toda a empresa. 

Vale lembrar que essa não seria a primeira IA treinada pela big tech. A empresa já trabalhou com tecnologias menores, como o Titan. Além disso, ela também tem parcerias com startups de modelos de IA, como Anthropic e AI21 Labs — a tecnologia deles é oferecida aos usuários da Amazon Web Services (AWS). 

Importante destacar ainda que a OpenAI lançou esta semana uma atualização para o GPT-4, que se tornou GPT-4 Turbo. O sistema recebeu informações mais atuais e deverá custar bem menos a desenvolvedores. Veja mais aqui!

IA da Amazon vem aí? 

Embora a Amazon não tenha confirmado o desenvolvimento do Olympus, considerando declarações recentes da companhia, é de se esperar que a empresa de Jeff Bezos esteja, de fato, trabalhando em um LLM de grande porte, tecnologia por trás das IAs. 

Treinar modelos maiores de IA é mais caro dada a quantidade de poder de computação necessária, contudo, numa teleconferência de resultados em abril, executivos disseram que a empresa aumentaria o investimento em LLMs e IA generativa. 

O post Amazon já pode estar treinando sua IA — e será mais poderosa que o GPT-4  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *