Quer ser YouTuber? Já existe uma escola para isso

YouTubers e influenciadores se tornaram atividades de sucesso, e era de se esperar que crianças de novas gerações as escolhessem como uma profissão para o futuro. Se antes a maioria queria ser astronauta, a nova moda são os criadores de conteúdo digital.

Esse é o caso de Colin, de 9 anos, uma criança dos Estados Unidos que falou ao The Washington Post (o jornal usou apenas o primeiro nome para se referir a menores de idade). Ele quer ser YouTuber para ganhar “muito, muito dinheiro”.

Já Aliyah, de 11 anos, cresceu assistindo vídeos no YouTube e, tendo dificuldade para fazer amigos na vida real, encontrou pessoas com interesses semelhantes. Ela explicou ao jornal que quer se tornar uma YouTuber poque a vida pode ser mais emocionante por lá.

Leia mais:

Diploma de influencer digital? Na Irlanda, será possívelTikTok: quais são os 5 influencers mais ricos da rede socialComo ser um influenciador digital? Confira cursos gratuitos

Pensando nesses jovens, o Creator Camp foi criado. Trata-se de um programa de verão (algo comum nos Estados Unidos), mas que ensina os participantes como se tornar um criador de conteúdo digital profissional. Na edição deste ano, mais de 1 mil crianças participaram em 11 locais diferentes no Texas — e o programa deve aumentar nas próximas edições.

Nova geração de YouTubers

O Creator Camp foi criado há dois anos por um grupo de jovens do Texas, que se conheceram durante um programa de cinema na escola. Este ano, a edição do evento atraiu 1.300 crianças de 6 a 13 anos que querem aprender como se tornar um YouTuber. Em próximas edições, os idealizadores querem que o evento chegue a 18 locais.O programa segue uma demanda notável: de acordo com uma pesquisa global de 2019 feita pela Harris Poll e pela Lego, 30% das crianças de 8 a 12 anos escolheram “YouTuber” como carreira. O número é três vezes maior que “astronauta”.Ainda, uma pesquisa da Morning Consult descobriu que 54% das pessoas de 13 a 38 anos queriam se tornar influenciadoras digitais.A demanda é tão significativa que até universidades dos EUA, como a Cornell e a Universidade da Califórnia, incluíram aulas sobre criação de conteúdo e marketing para mídias sociais.

(Imagem: Wavebreakmedia/iStock)

Como se tornar um YouTuber

Para a parcela das crianças e adolescente que quer trabalhar com YouTube ou mídias sociais, o Creator Camp é perfeito.O programa funciona durante três dias da semana, custando US$ 230 semanalmente (cerca de R$ 1130).Os participantes chegam às 8h30 e passam o dia aprendendo técnicas para criar conteúdo, como edição de vídeo no CapCut, criação de storyboards e roteiros, e princípios básicos para tornar um vídeo chamativo.Por lá, alguns usam recursos mais avançados, como câmeras de cinema e telas verdes, e outros exploram os recursos que têm em casa, como celulares, iPads e utensílios domésticos. De acordo com Cazden Morrison, um dos fundadores do Creator Camp, o importante é mudar a relação das crianças com a tecnologia para que elas não apenas a vejam como entretenimento, mas também como uma possibilidade de criação.

O post Quer ser YouTuber? Já existe uma escola para isso apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *