Brasil deve registrar casos mais graves de dengue em 2024; entenda

A dengue já é considerada um grave problema sanitário no Brasil. Mas a situação deve piorar em 2024. O alerta é da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), que prevê um surto ainda maior da doença no ano que vem.

Leia mais

Aquecimento global provocará disparada dos casos de dengue, alerta OMSOMS recomenda vacina contra a dengue para criançasCasos de dengue disparam nas Américas; Brasil responde por quase 80%Dengue: volta do sorotipo 3 preocupa autoridades

Dengue: verão de 2024 será desafiador

O aumento do número de casos graves de dengue deve ser causado pela presença de múltiplos sorotipos. Além disso, existe um fator natural: o El Niño, caracterizado pelo aumento contínuo na temperatura do Oceano Pacífico, e o aquecimento global facilitam a propagação do mosquito Aedes aegypti.

O presidente da SBMT, Júlio Croda, espera que o verão, período epidêmico da doença, será “bastante complicado”, uma vez que poderemos ter um maior número de casos e óbitos do que tivemos ano passado.

A recomendação dos especialistas é a elaboração de um plano de contingência voltado aos estados e municípios para 2024. Eles defendem o treinamento de profissionais de saúde para o atendimento a casos graves de dengue, além do aumento da oferta de locais para hidratação, atendimento e da organização dos fluxos de internação no período epidêmico.

Atualmente, o Brasil enfrenta uma onda de casos da arbovirose. No início deste ano, os estados Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins se depararam com epidemias da doença. Até o mês de março, o surto provocou mais de 300 mil casos.

Por isso, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses), responsável por monitorar os surtos de dengue no Brasil, além de chikungunya e zika. As informações são da Folha de São Paulo.

Mosquito da dengue (Imagem: Tacio Philip Sansonovski/Shutterstock)

Chegada ao Brasil de um novo mosquito

Outra explicação para a previsão da disparada de casos de dengue no Brasil é a chegada do Aedes albopictus, antes restrito às florestas, nas áreas urbanas em todas as regiões do país.Se comparado ao Aedes aegypti, a adaptação do “primo” dele ao aumento da temperatura é maior, e o mosquito é também mais resistente ao frio.Por isso, especialistas acreditam que a chegada do novo mosquito ao Brasil pode ser explicada pela crise climática.

O post Brasil deve registrar casos mais graves de dengue em 2024; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *