Confira o Olhar Digital News na íntegra

Esses são alguns destaques da edição desta sexta-feira (10):

Brasil quer investir na produção de chips semicondutores

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto impedindo a extinção da empresa estatal criada para produzir semicondutores no Brasil. Estamos falando do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, o Ceitec. Na avaliação do governo federal, a retomada do Ceitec é uma oportunidade para impulsionar o setor de chips, aumento a competitividade do Brasil no mercado global. Para entender mais sobre o assunto, recebemos o Fabrício Polido, advogado, professor e especialista em tecnologia.

Onda de calor chega na semana que vem

Você viu aqui no Olhar Digital News que a próxima semana será de altas temperaturas no Brasil. Em algumas regiões, as máximas passarão dos 40 graus. Para falar mais sobre o assunto, recebemos a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

Eta Carinae, a intrigante estrela que teve seus mistérios desvendados por um brasileiro

Temos a sorte de viver em um planeta que orbita uma estrela estável que nos fornece calor e energia na medida certa para que a vida e a civilização humana se desenvolvessem. Isso não quer dizer que no restante do Universo também seja assim. Apesar do céu noturno parecer, para muitas pessoas, algo estático e monótono, de vez em quando acontecem coisas que acabam com essa aparente tranquilidade e nos mostram o quão descomunais são os eventos que moldam o nosso Universo.

James Webb revela galáxia “sósia” mais distante da Via Láctea

Astrônomos identificaram, a partir de dados do Telescópio Espacial James Webb, a galáxia espiral mais distante, cujas características se assemelham à nossa Via Láctea. Na época em que o universo tinha apenas dois bilhões de anos, a recém-descoberta galáxia espiral, denominada ceers-2112, exibia uma notável barra de estrelas e gás que cortava seu centro. Similarmente, a Via Láctea, também uma galáxia espiral, apresenta uma barra comparável. Essa pesquisa é detalhada em um artigo publicado na quarta-feira, 8 de novembro, na revista Nature.

IA mapeia grandes icebergs de forma incrivelmente mais rápida

Uma rede neural inovadora, elaborada por pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, demonstra uma eficiência notável na identificação rápida e precisa de grandes icebergs antárticos em imagens de satélite. Esta nova abordagem supera em 10 mil vezes os esforços manuais usados normalmente.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

O post Confira o Olhar Digital News na íntegra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *