Confira o Olhar Digital News na íntegra

Esses são alguns destaques da edição desta segunda-feira (13):

Corrida das IAs: tem alguém na dianteira?

As últimas semanas foram agitadas na corrida das inteligências artificiais. Vale destacar três pontos: o Google disponibilizou no Brasil a busca com inteligência artificial generativa integrada, em que o usuário pode habilitar a função para que a pesquisa traga respostas antes dos links. É até possível pesquisar no formato de conversa, com a inteligência artificial trazendo respostas, mais ou menos como no ChatGPT. Por falar em ChatGPT, a OpenAI anunciou novas funcionalidades. O chatbot trará respostas sugeridas e permitirá o upload de vários arquivos, por exemplo. Por fim, a xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, funcionará de forma integrada ao X, antigo Twitter. Chamado de Grok, o chatbot de IA oferecido pela empresa obterá informações em tempo real da rede social e estará disponível no plano Premium Plus de assinatura. Para entender mais sobre o assunto, recebemos o especialista em tecnologia digital Lucas Gilbert.

IA será tecnologia mais importante de 2024, mostra pesquisa

Inteligência Artificial (IA) será a área mais importante da tecnologia em 2024. É o que indica uma pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), que entrevistou 350 executivos de tecnologia em cinco países, incluindo Estados Unidos e Brasil.

SkyBus: aeronave tem perfil de transporte público com 44 lugares

A startup britânica Lyte Aviation está pensando grande quando se trata de aeronaves VTOL (decolagem e pouso vertical). A empresa diz que seu primeiro modelo terá nada menos que 44 lugares, velocidade máxima de 300 km/h e alcance de mais de 1.000 km.

Noites polares de Marte têm brilho esverdeado; entenda

A missão Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), detectou, pela primeira vez, luz visível do brilho noturno de Marte. Esse efeito é bem conhecido na Terra e é fotografado por muitos astronautas.

Novo vídeo mostra detalhes da colisão entre sonda da NASA e um asteroide

Em novembro de 2021, a NASA lançou ao espaço a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), para colidir com um sistema binário de rochas espaciais a fim de testar um novo método de defesa planetária. Após uma viagem de mais de dez meses, em 26 de setembro do ano passado, a espaçonave alcançou com maestria o objetivo de se chocar contra Dimorphos, a “lua” do asteroide Didymos, e desviar sua rota. Mais de um ano depois disso, novas capturas do evento foram divulgadas no Sistema de Dados Planetários. Esses registros foram feitos por um pequeno satélite italiano chamado LICIACube, que foi separado da espaçonave DART antes do impacto.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

O post Confira o Olhar Digital News na íntegra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *