É golpe! Criminosos divulgam anúncios falsos de programa do governo que nem foi lançado

O governo federal anunciou, no início do ano, que lançaria um programa para possibilitar a compra de passagens aéreas por R$ 200. O Voa Brasil ainda não foi lançado e nem existe data para entrar em operação. Mesmo assim, criminosos já utilizam anúncios falsos na internet para dar golpes em interessados na promoção.

Leia mais

Golpe da renda extra faz vítimas no Brasil; conheça e se previnaGolpes online e como evitá-los durante o período da Black FridayGolpe: Brasil é o segundo país com mais crimes digitais no mundo

Como funciona o golpe

Um levantamento do NetLab, um laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou 457 anúncios falsos envolvendo o programa Voa Brasil em 24h.Ao clicar na propaganda, a vítima é redirecionada para um chat, também falso, com o símbolo do governo federal. Nesse momento, os golpistas pedem o número do CPF do usuário.As informações são do G1.

Anúncios falsos não são problema novo

A coordenadora do NetLab, Rose Marie Santini, explica que qualquer pessoa com um cartão de crédito pode postar um anúncio em rede social – seja ele verdadeiro ou falso.

Além disso, não existe nenhuma legislação no Brasil que obrigue as plataformas a fornecerem relatórios com dados do que foi anunciado, quem pagou e publicou ou quantos viram o anúncio. Isso já é obrigatório na União Europeia, por exemplo.

A primeira coisa que a gente precisa fazer é para que as plataformas respeitem as leis brasileiras. Respeitem as leis existentes e se submetam ao mesmo regime jurídico de qualquer publicidade fora do ambiente digital. Então, essa é a primeira questão urgente.

Rose Marie Santini, coordenadora do NetLa

O Secretário Nacional do Consumidor diz que já deu um prazo de 72 horas para que as plataformas apaguem os anúncios falsos do Voa Brasil. A mesma ordem foi dada em setembro em relação a outro programa do governo federal, o Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas.

Mas dois meses depois, o NetLab, da UFRJ, ainda encontrou vários anúncios nas redes com tentativas de golpe. A reportagem do G1 buscou contato com a Meta, mas ainda não havia recebido resposta.

O post É golpe! Criminosos divulgam anúncios falsos de programa do governo que nem foi lançado apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *