Estrela moribunda Betelgeuse pode ter segredos revelados com passagem de asteroide

A Betelgeuse é uma das estrelas mais brilhantes e incomuns do céu, mas ainda não sabemos muito sobre ela. No entanto, agora com a passagem de um asteroide e com ajuda de astrônomos em locais específicos do globo, poderemos finalmente saber mais sobre a estrela.

A Betelgeuse é a décima estrela mais brilhantes do céu e possui o segundo maior diâmetro angular, se não considerarmos o Sol;Ela é muito evoluída e acredita-se que entre algumas décadas e 100 mil anos ela vai se tornar uma supernova e oferecer para a Terra uma visão em primeira mão da explosão;A estrela possui um brilho desigual em sua superfície, causado pelas enormes células de convecção, que dificultam o mapeamento das distribuições das células.

Essa dificuldade se dá devido ao fato das partes mais brilhantes da estrela interferirem nas observações. Mas agora, com a passagem do asteroide 319 Leona em frente da Betelgeuse e bloqueando brevemente sua luz no dia 12 de dezembro de 2023, poderemos saber mais sobre ela.

Estima-se que cerca de 94% da luz da Betelgeuse será bloqueada durante a passagem do asteroide, fazendo com que por alguns minutos ela se pareça com uma estrela comum. Quando isso acontecer poderemos mapear as células de convecção melhor do que nunca.

Leia mais:

Betelgeuse. Veja por que você precisa saber o que vai acontecer com essa estrelaBetelgeuse pode se tornar uma supernova nas próximas décadas, diz estudoSerá que a supergigante vermelha Betelgeuse está prestes a explodir?

Locais certos para observar a ocultação da Betelgeuse

Locais onde a ocultação da Betelgeuse poderá ser observado (Regiões onde as linhas vermelho e verde passam) (Crédito: Occultwatcher.net. Última atualização SteveP)

O problema é que da Terra, esse ocultamento poderá ser visto de poucos lugares, a maior parte deles sobre o Atlântico Norte e o Mediterrâneo. Por causa disso, cientistas têm pedido que astrônomos amadores os ajudem, a fim de que as observações sejam realizadas no maior número possível de locais.

O evento de dezembro é tão importante que em setembro um grupo de pesquisadores realizou um estudo do 319 Leona. Eles observaram a passagem do asteroide em frente de outra estrela, menor e mais comum, para entender melhor sua órbita e os locais da onde a ocultação de Betelgeuse seria visível.

O 319 Leona possui cerca de 70 quilômetros de diâmetro e sua órbita é na parte exterior do Cinturão Principal de Asteroides;Ele possui uma coloração avermelhada, é considerado um asteroide do tipo P e leva cerca de 18 dias para girar em torno de si;Sua passagem em frente a Betelgeuse irá durar cerca de 17 minutos 

Para o dia 13 de dezembro, os pesquisadores só estão temerosos por não saberem com precisão a posição de Betelgeuse no céu. Isso porque o telescópio Gaia acaba sendo ofuscado por estrelas mais brilhantes. No entanto, os astrônomos estão lutando para resolver esse problema, para saber exatamente onde será preciso estar durante a ocultação.

O post Estrela moribunda Betelgeuse pode ter segredos revelados com passagem de asteroide apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *