Federação Paulista de Futebol se une a aplicativo de denúncia de violência contra mulher

O aplicativo Todas por Uma, a Federação Paulista de Futebol e os times semifinalistas do Paulistão Feminino se uniram em prol de uma causa maior: combater a violência contra a mulher. A associação esportiva e os clubes se juntaram ao app que ajuda mulheres a registrarem ocorrências e procurar ajuda, em busca de ampliar o conhecimento sobre o problema.

O Todas por Uma foi criado em 2020, em momento que a pandemia aumentou a insegurança de algumas mulheres: em casa juntos de seus parceiros, muitas não conseguiam denunciar agressões ou outros tipos de violência.

Leia mais:

WhatsApp terá canal de atendimento para denúncias de violência contra a mulherComo usar Authy para verificação de duas etapasAudible está caro? Veja 5 apps alternativos e baratos de audiobooks

Os números mostraram a urgência. Só em 2022, uma mulher foi morta a cada seis horas no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No ano completo, foram 1.437 vítimas de feminicídio. A tecnologia, no entanto, surgiu como meio para combater isso.

Todas por Uma e violência contra mulher

O Todas por Uma foi criado pelo estudante Mateus de Lima Diniz, à época com 21 anos, como TCC do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Diniz já havia sofrido com a violência contra a mulher de forma indireta: sua mãe era constantemente agredida pelo pai, até que, após anos, conseguiu romper esse ciclo.

Assim, ele decidiu criar o app, que se tornou alternativa segura para mulheres se protegerem e buscarem ajuda de forma silenciosa, camuflando o pedido de socorro.

A solução fez sucesso e, só no primeiro ano, já contava com mais de quatro mil usuárias, de acordo com o próprio criador, em entrevista à Band. Em 2023, além da parceria com a Federação Paulista, o Todas por Uma se expandiu e está presente nos cinco continentes, em algumas cidades de países, como Estados Unidos, Canadá, Londres, Portugal, Japão, Nova Zelândia, Colômbia, Grécia, África e Chile.

A Federação Paulista de Futebol e os clubes semifinalistas do Paulistão Feminino se uniram em prol da campanha Todas Por Uma, um aplicativo que auxilia mulheres em situações de risco em tempo real. pic.twitter.com/ZGmg6ECWG7

— Paulistão Feminino (@PaulistaoFem) November 12, 2023

Como funciona

O app é simples e 100% gratuito. Depois de baixado, basta fazer um pré-cadastro e usar;A usuária também pode cadastrar o número de telefone de um “anjo”, uma pessoa de confiança que, caso algo aconteça, vai receber um pedido de socorro com endereço em tempo real de onde a vítima está;Além disso, o aplicativo mostra de forma didática os tipos de assédio e violência passíveis de denúncia, que não se restringem somente à violência física, permite consultar delegacias próximas e criar mapa de locais onde situações de violência já aconteceram, para que outras mulheres no mapa saibam onde localizar a vítima e também se protegerem;O app ainda permite exportar as conversas que acontecem dentro do chat e os históricos de denúncia, com local e horário exato do chamado, podendo servir como prova judicial.

O post Federação Paulista de Futebol se une a aplicativo de denúncia de violência contra mulher apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *