Seu Direito Digital: juiz federal usa ChatGPT e IA inventa informações

Com a Black Friday se aproximando, o Pix e os descontos da Black November viraram assuntos frequentes aqui no Olhar Digital. Na edição da coluna Seu Direito Digital desta quinta-feira (16), o advogado e colunista do Olhar Digital Leandro Alvarenga tirou dúvidas que podem te ajudar nesse período de compras. 

O banco é prestador de serviço seu, então a partir do momento que você cometeu um equívoco ou foi vítima de um golpe, ele tem a obrigação de contribuir para que você possa ser ressarcido.   

Leandro Alvarenga

Além disso, Leandro Alvarenga também aproveitou para falar sobre o Conselho Nacional de Justiça, que vai investigar uma sentença assinada por um juiz federal que foi, na verdade, feita com uso do ChatGPT. A IA inventou uma jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça que não existe. Ele explicou o que diz a lei sobre o uso da IA na justiça. 

Tem uma portaria incentivando a utilização de inteligência artificial, mas não qualquer inteligência artificial. Nós falamos aqui semana passada, que nos tribunais, existem mais de 100 inteligências artificiais para ajudar a achar jurisprudências,  ajudar a elaborar as decisões judiciais. É de um numa rede fechada, não é uma rede aberta como ChatGPT e seguro. Infelizmente o ChatGPT e outras inteligências artificiais estão aprendendo ainda e, às vezes, eles tentam cobrir lacunas inventando coisas, aí gera um problema para o magistrado ou para o advogado que fizer esse uso. 

Leandro Alvarenga

A coluna Seu Direito Digital é exibida toda quinta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe e mande suas dúvidas!

O post Seu Direito Digital: juiz federal usa ChatGPT e IA inventa informações apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *