SpaceX lança a Starship, nave mais poderosa do mundo

Empresa do bilionário Elon Musk quer usar nave em futuras missões para a Lua e Marte. Missão deve durar 1h30 e tentativa anterior terminou com explosão da nave 3 minutos após a decolagem. Veja lançamento: SpaceX lança Starship, nave mais poderosa do mundo
A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, lançou neste sábado (18) a nave Starship, apontada como a mais poderosa do mundo. A decolagem aconteceu às 10h, pelo horário de Brasília (veja acima).
ACOMPANHE AQUI a transmissão do lançamento
A SpaceX informou que perdeu contato com a cápsula da Starship (parte superior da nave) após a separação dos estágios. Ainda assim, a empresa considerou o teste um sucesso.
Nave espacial decola nos EUA
Reprodução
Esta é a segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com este modelo. Em abril, uma nave idêntica explodiu antes de atingir a órbita terrestre por conta de uma falha com o propulsor Super Heavy, que não se separou da cápsula Starship. Ela não tinha nenhum tripulante.
Nesta nova tentativa, o voo também não tem tripulação e deverá durar cerca de 1h30. Neste período, a nave deverá chegar à órbita da Terra e retornar.
A decolagem aconteceu na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no estado americano do Texas.
Lançamento Starship
Reprodução
A ideia da SpaceX é que o teste ajude a viabilizar futuras missões para a Lua e Marte. “Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship em um ambiente real de voo, maximizando o quanto aprendemos”, disse a empresa.
Lançamento Starship
Reprodução
Lançamento Starship
Reprodução
Momento em que há separação dos módulos da Starship
Reprodução
O que deu errado na primeira tentativa?
O primeiro lançamento da Starship acabou com a explosão da nave três minutos após a decolagem. A SpaceX explicou que alguns motores se desligaram durante o voo e que, por isso, foi preciso ligar um sistema de destruição do foguete.
“O veículo teve vários motores desligados durante o teste de voo, perdeu altitude e começou a tombar. O sistema de encerramento de voo foi acionado tanto no propulsor quanto na nave”, disse a empresa, na ocasião.
A SpaceX não tinha planos de reutilizar a Starship e comemorou ter alcançado o objetivo principal de tirar a espaçonave do solo.
Foguete Starship explode após lançamento
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) concluiu em setembro a investigação sobre o acidente. O órgão chegou a 63 ações corretivas, incluindo mudanças na nave para evitar vazamentos e incêndios, além de ajustes na plataforma de lançamento.
Na quarta-feira (15), a FAA informou que autorizou a nova missão da Starship. A agência disse que “a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira” para realizar a nova missão.
Como será o voo da Starship?
O plano da SpaceX é de que o propulsor Super Heavy (a parte inferior da nave) se solte da cápsula (a parte superior) cerca dois minutos após o lançamento e, então, caia no Golfo do México. A cápsula, por sua vez, deverá alcançar a órbita terrestre e cair no Oceano Pacífico após uma hora e meia.
A empresa de Musk detalhou as fases previstas para o voo. O planejamento poderá sofrer alterações, mas, em princípio, estes serão os principais momentos da missão:
Conheça o maior foguete da história, criado pela empresa de Elon Musk
0min52: foguete atinge o “Max Q”, como é conhecido o pico de estresse mecânico;
2min41: os dois estágios (foguete e cápsula) se separam e, então, o foguete começa o procedimento para terminar o voo na água, no Golfo do México;
8min33: motor da Starship é desligado e nave segue na órbita terrestre;
1h17min21: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera;
1h30: Starship encerra voo com pouso na água, no Oceano Pacífico.
Por que o voo é importante?
A Starship é “projetada para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, da Lua, de Marte e além”, diz a SpaceX.
A empresa tem contrato para realizar voos de carga no programa Artemis, uma série de missões que a Nasa planeja para levar humanos de volta à Lua.
Os planos para a Starship também incluem dois voos que levarão artistas ao redor da Lua em voos com cerca de uma semana de duração cada um.
Um deles levará o bilionário japonês Yusaku Maezawa e artistas convidados por ele, e o outro tem como primeiros passageiros o empresário americano Dennis Tito e sua esposa Akiko Tito.
Como é a nave Starship?
A Starship é descrita pela SpaceX como “o veículo de lançamento mais poderoso do mundo”. Veja mais sobre a espaçonave:
Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
Poderá transportar até 100 pessoas
É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
Está sendo testada desde 2019 (sem o propulsor Super Heavy), mas o primeiro pouso bem-sucedido só aconteceu em 2021
Será usada na missão Artemis 3, da Nasa, que levará astronautas de volta à superfície da Lua, em 2025
Suas três primeiras missões serão feitas com turistas espaciais, sendo que duas delas darão uma volta na Lua
No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX

Conheça a Starship, nave que a SpaceX usará em voos ao redor da Lua

Starship
Arte/ g1

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *