Crianças chinesas sofrem com surto de pneumonia desconhecida

O sistema de vigilância Promed-Mail comunicou haver epidemia de pneumonia desconhecida em crianças de Pequim e Liaoning, ambas na China.

O alerta, emitido nesta terça-feira (21), dá conta de que hospitais estão com lotação máxima e as aulas podem ser suspensas. As províncias afetadas se encontram a 800 km uma da outra.

Leia mais:

Como funcionam os gerenciadores de senha?Armadilha para mosquito-da-dengue: o que é e como funcionaDoença misteriosa está se espalhando em cães nos EUA

Pneumonia desconhecida

Um homem de Pequim, identificado como “W”, afirmou que “muitas pessoas estão internadas. Elas não tossem, nem têm outros sintomas [respiratórios], só febre alta e muitas desenvolvem nódulos nos pulmões”;Moderadores do sistema aguardam informações mais precisas, e não há relatos de casos em adultos;Casos de pneumonia bacteriana estariam crescendo na China desde o início deste mês, informa o UOL. Bloomberg e Global Times atribuem o aumento à bactéria Mycoplasma pneumoniae, que causa leve infecção;A China está se aproximando de seu primeiro inverno sem restrições impostas com a pandemia de Covid-19.

O Promed é um portal de monitoramento de doenças em operação desde 1994, tendo relatado o aparecimento de surtos, como de Covid-19, zika e ebola.

Brasil deve registrar casos mais graves de dengue em 2024; entenda

dengue já é considerada um grave problema sanitário no Brasil. Mas a situação deve piorar em 2024. O alerta é da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), que prevê um surto ainda maior da doença no ano que vem.

Dengue: verão de 2024 será desafiador

O aumento do número de casos graves de dengue deve ser causado pela presença de múltiplos sorotipos. Além disso, existe um fator natural: o El Niño, caracterizado pelo aumento contínuo na temperatura do Oceano Pacífico, e o aquecimento global facilitam a propagação do mosquito Aedes aegypti.

Leia a reportagem completa aqui

O post Crianças chinesas sofrem com surto de pneumonia desconhecida apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *