Trem de levitação magnética será construído na Alemanha

Berlim, capital da Alemanha, anunciou o plano de criar um trem sustentável de levitação magnética (maglev). A intenção é construir uma pista de testes de cinco a sete quilômetros para o projeto, que conta com um investimento de 80 milhões de euros (mais de R$400 milhões) do fundo climático da cidade.

A partir desse projeto, as autoridades de Berlim esperam reduzir o tráfego automóvel e as emissões de carbono.

Leia mais:

Agência da Alemanha deixa X (Twitter) e condena discursos de ódio na plataformaDrone entrega mercadorias para regiões afastadas na Alemanha; vejaEmbraer e governo alemão ampliam parceria no setor aeronáuticoTrem com novo sistema de levitação elétrica é testado na China 

Ainda não foi especificada a localização do monotrilho de levitação magnética, mas a expectativa é que ele seja construído num local onde o trem possa ser utilizado pela população após a fase de testes.

As informações vêm do EuroNews que observa que a construção desse trem sustentável será mais rápido e barato de construir do que uma linha de metrô, podendo estrear num prazo de até dois anos.

Como funcionam os trens maglev?

Os transportes de maglev, ou trens de levitação magnética, flutuam em cima dos trilhos graças aos materiais magnéticos usados em sua construção. Como explica o How Stuff Works, os trens maglev contam com um ímã de polo igual ao dos trilhos, causando a repulsão entre os dois.Após a levitação, a energia é fornecida dentro das bobinas das paredes da guia para criar um sistema único de campo magnético responsável por puxar e empurrar o trem ao longo da guia.Segundo o site, a falta de atrito nos trens maglev permite velocidades de transporte superiores a 500km/h.

Além do recém-anunciado projeto, a Alemanha teve outro trem de levitação magnética, o M-Bahn — ou Magnetbahn — que operou entre 1984 a 1991 na Berlim Ocidental com o objetivo de preencher a lacuna de transporte público causada pelo Muro de Berlim.

O post Trem de levitação magnética será construído na Alemanha apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *