USP investe em centro de IA e aprendizado de máquina; saiba mais

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação de dois novos centros de estudos que prometem impulsionar a pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o futuro: o Centro de Estudos de Gases do Efeito Estufa (RCGI) e o Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

Em 2014, o RCGI (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation) nasceu como um Centro de Pesquisa em Engenharia da Fapesp, se destacando pelas iniciativas pioneiras.

Leia mais:

USP tem 8 pesquisadores entre os melhores do mundoGases do efeito estufa alcançam níveis sem precedentes, alerta OMMO que é inteligência artificial geral? Nem especialistas sabem

Agora, em sua nova configuração ligada à Reitoria, visa complementar a pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico voltados para o uso sustentável de recursos como gás natural, biogás, hidrogênio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2.

Além disso, em agosto, o RCGI anunciou a primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol, que será instalada na Cidade Universitária.

Contudo, a estação está prevista para iniciar operações no segundo semestre de 2024, abastecendo ônibus da EMTU e um veículo Mirai da Toyota Brasil para avaliação do desempenho do hidrogênio.

Inteligência artificial

Na área de IA, por sua vez, a USP dará um grande passo com a criação do Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

Sendo assim, o polo de pesquisa e inovação, será responsável por promover: Comunicação e sinergia entre grupos;Colaboração com instituições acadêmicas e não acadêmicas; Além de fornecer plataformas e recursos compartilhados para aprimorar o conhecimento e a tecnologia.

(Imagem: NicoElNino/Shutterstock)

Atividades consolidadas com outros centros da USP

O novo centro reunirá atividades de centros já consolidados na USP, como o Centro de Inteligência Artificial, que concentra estudos sobre processamento automático da língua portuguesa usando IA, previsão de condições oceânicas, segurança alimentar e aprimoramento do diagnóstico e reabilitação de pessoas que sofreram AVC.

Ambos os centros serão ligados à Reitoria, contendo a mesma estrutura e metodologia de trabalho dos cinco outros centros existentes, segundo o jornal da USP.

A principal característica desses centros é o caráter multi e interdisciplinar dos estudos realizados, no ensino, na pesquisa e na extensão, já que poderão reunir pesquisadores de várias Unidades de Ensino e Pesquisa em temas relevantes para a sociedade.

Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Por fim, a USP busca reforçar seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o conhecimento, consolidando sua posição como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo.

O post USP investe em centro de IA e aprendizado de máquina; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *