Android 14: Samsung pode ter abandonado método que evita dano em telas de celulares

Na última semana, o Android 14 chegou a mais modelos de celulares da Samsung. No entanto, por conta de uma pequena falha, pode ser melhor aguardar para instalar a atualização no seu aparelho. Isso porque aparentemente a empresa deixou de fora um método que evita o efeito de burn-in na barra de status.

O burn-in ocorre quando há uma descoloração permanente em parte da tela do celular. Geralmente, isso acontece por conta do uso prolongado de imagens estáticas, causando as temidas “sombras” no display.

Leia também:

Quais as principais diferenças entre celulares Samsung Galaxy S23, S23+, S23 Ultra e S23 FE?Como ativar o modo desenvolvedor no celular Android [Samsung, Motorola e Xiaomi]Smart Switch: como transferir fotos e arquivos de um celular Samsung para outro

Porém, esse já foi um problema importante no passado e tinha sido resolvido com um truque simples: deslocar ligeiramente os elementos da interface do usuário para que nunca fiquem no mesmo lugar por muito tempo. Isso é quase imperceptível para nós, mas ajuda bastante a prevenir o burn-in.

Agora, no entanto, parece que a Samsung deixou o truque de lado no One UI 6 (Android 14). Segundo o site 9to5Google, usuários no Reddit perceberam que os elementos da barra de status (hora, bateria, etc.) não parecem mais se mover ao longo do tempo. Isso foi observado ao comparar capturas de tela ao longo do tempo, em que os elementos da barra de status se alinham perfeitamente em um Galaxy S23 Ultra.

A comparação de capturas de tela ao longo do tempo no Galaxy Note 20 Ultra, que adota o One UI 5 (Android 13), mostrava que os elementos se moviam consideravelmente, resultando em um efeito quase borrado ao empilhar as capturas de tela umas sobre as outras.

Montagem com postagem de usuário do Reddit mostra recurso da Samsung que evita burn-in nos celulares. Imagem: dragosslash/Reddit

Enquanto isso, os botões da barra de navegação ainda se movem. Então, provavelmente a Samsung não abandonou totalmente o método para evitar o burn-in. É possível que a empresa esteja adotando outra técnica para evitar o burn-in ou que tenha ajustado as capturas de tela para compensar o movimento dos elementos da barra de status.

O post Android 14: Samsung pode ter abandonado método que evita dano em telas de celulares apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *