Lojas virtuais investem em inteligência artificial para acelerar entrega na Black Friday

Depois das milhares de compras na Black Friday, as empresas de e-commerce brasileiro enfrentam o desafio de entregar todas as encomendas dentro do prazo. Para isso, muitas delas usam inteligência artificial inclusive na logística.

Para se ter uma ideia do problema, considere que em um dia normal uma empresa do varejo fez 45 vendas online por segundo. Ou seja, foram cerca de 3,8 milhões de encomendas para despachar para os compradores em diversos locais do Brasil. Agora, imagine o volume em um dia atípico (ou até semana) de Black Friday.

Leia também:

Black Friday: faturamento on-line registra queda de 13%Sites e dicas para verificar se uma loja online é confiável e segura5 dicas para economizar nas compras na Amazon

A estrutura e a base dos processos da logística são sustentadas por tecnologia e por pessoas. Então, são as duas coisas convivendo em conjunto para poder fazer com que o pacote chegue muito rápido na casa do consumidor.

Luiz Augusto Vergueiro, diretor sênior de logística do Mercado Livre

Atualmente, embora os humanos ainda embalem o produto, é a inteligência artificial que seleciona a embalagem correta, de acordo com o peso e tamanho do item. Segundo a reportagem do Jornal da Globo, a IA é responsável por escolher até a cor da caixa.

Em um segundo momento, todos os produtos embalados vão para um sistema inteligente de separação. Na esteira, são lidas as etiquetas e é feita a última separação por destino até os produtos abastecerem os caminhões.

Por fim, um novo sistema inteligente monta as rotas do entregador para garantir que seja feito o caminho mais rápido – inclusive, nos casos em que é necessária uma nova tentativa de entrega.

No caso de devolução do produto, normalmente o cliente também falará com um bot alimentado por inteligência artificial. Embora muitos bots deixem a desejar, parece que este é um caminho sem volta.

Para Vinicius Almeida, especialista em Inteligência Artificial da IPNET Growth Partner, este é um momento muito importante para economia e também para a tecnologia, pois a IA está “não só ajudando na qualidade do atendimento, mas ajudando no monitoramento de toda a estrutura necessária para que a gente possa dar suporte para esse período que a gente está passando”.

Vale lembrar que diversos robôs são testados para agilizar e melhorar o processo de entrega de produtos na Amazon. Nesta matéria, falamos sobre o Digit, capaz de se mover, agarrar e manusear itens nos armazéns. Já nesta outra, falamos sobre o Sequoia, sistema robótico que utiliza inteligência artificial para identificar e separar encomendas.

O post Lojas virtuais investem em inteligência artificial para acelerar entrega na Black Friday apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *