China vai aumentar vacinação de crianças e idosos após surto de pneumonia

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) se manifestar sobre o recente aumento dos casos de pneumonia em crianças na China, agora foi a vez do próprio governo do país minimizar a situação. Pequim afirmou que a gripe e outros patógenos conhecidos pela ciência são os responsáveis pelas internações e não um novo vírus.

Leia mais

Surto de pneumonia em crianças na China não é causado por novo vírus, diz OMSOMS cobra informações sobre pneumonia desconhecida na ChinaCrianças chinesas sofrem com surto de pneumonia desconhecida

Máscaras e vacinação são recomendadas

De acordo com o ministério da saúde da China, os casos são fruto de uma sobreposição de vírus comuns, como o da gripe, o rinovírus, o vírus sincicial respiratório (VSR), o adenovírus, bem como da bactéria mycoplasma pneumoniae. As autoridades sanitárias chinesas ainda pediram que os governos locais abram mais clínicas e promovam a vacinação entre crianças e idosos.

Outra recomendação é do uso de máscaras pela população. A mesma medida já havia sido defendida pela OMS.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde havia solicitado formalmente ao governo da China informações sobre o surto de doenças respiratórias em crianças do país. Havia a preocupação de que um novo vírus fosse responsável pelo aumento dos casos, o que poderia gerar riscos de uma nova pandemia.

Em uma reunião realizada por videoconferência, no entanto, Pequim apresentou os dados pedidos e a OMS concluiu que as internações hospitalares estavam sendo provocadas por doenças já conhecidas. As informações são da Medical Xpress.

Casos de pneumonia em crianças foram registrados na China (Imagem: Halfpoint/iStock)

Hospitais lotados na China

O alerta sobre a situação na China havia sido emitido pelo Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMED), da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.O órgão destacou que hospitais estão com lotação máxima em Pequim e Liaoning, que ficam a uma distância de 800 quilômetros uma da outra.Um homem, identificado apenas como “W”, afirmou que “muitas pessoas estão internadas.Elas não tossem, nem têm outros sintomas [respiratórios], só febre alta e muitas desenvolvem nódulos nos pulmões”.Não há relatos de casos em adultos ou de mortes até o momento.

O post China vai aumentar vacinação de crianças e idosos após surto de pneumonia apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *