Essas são as únicas imagens que temos da superfície de Vênus

O programa Venera, desenvolvido pela União Soviética entre 1961 e 1984, foi responsável pelos únicos registros que temos do planeta Vênus.

Diferente das imagens capturadas do espaço pela NASA através da sonda Solar Parker, que, pela primeira vez, mostraram o planeta em luz visível, as fotos da Venera revelam detalhes sobre a superfície de Vênus.

Leia mais:

“Eclipse” de Vênus rende imagens impressionantesLua faz conjunção com Vênus e provoca “eclipse” do planetaVênus já teve placas tectônicas, descobre estudo

Como explicou uma matéria recente do Science Alert, as sondas Venera 9 e 10, foram as primeiras a tirar imagens panorâmicas de Vênus, enquanto a Venera 13 e 14, além de captar fotos, conseguiram gravar o som do planeta — que você pode conferir no vídeo abaixo.

Nas imagens divulgadas pela Agência Espacial Russa, é possível conferir as primeiras imagens de Vênus, capturadas pelo Venera 9 e Venera 10, tiradas respectivamente entre 1975 e 1982.

Como as imagens são de décadas atrás, o granulado das imagens atrapalha a visão sobre o planeta. Então, em 2021, Ted Stryk, professor de filosofia no Roane State Community College em Oak Ridge, utilizou dados da Academia Russa de Ciências para reconstruir as imagens do Venera 9 e 10, deixando-as muito mais visíveis. Devido a direitos autorais não podemos colocá-las na publicação, mas você pode conferi-las através deste link.

Já nas imagens do Venera 13 e 14, há uma tonalidade dourada que, segundo o Science Alert, é resultado da filtragem da luz solar através das nuvens venusianas, que resultam nesse tingimento da superfície.

Today in 1982, Venera 14 imaged the surface of Venus. It would be, to date, the final time. While Vegas 1 and 2 would deliver landers and balloons to Venus in 1985, they would not image the surface. And since then, there have been no landers. pic.twitter.com/7rnac0Z7Qi

— Ted Stryk (@tedstryk) March 5, 2021

No processamento das imagens feito pela Universidade Brown, é possível notar que as rochas e a sujeira da superfície do planeta tem uma tonalidade acinzentada escura, que provavelmente está relacionada às características vulcânicas da superfície de Vênus. Veja:

(Crédito: USSR Academy of Sciences/Brown University)

A próxima missão com destino a Vênus — com capacidade de revelar mais imagens da superfície — é elaborada pela empresa aeroespacial norte-americana Rocket Lab, que pretende lançar uma nova sonda em direção ao planeta entre 2024 e 2025. Espera-se que após lançada, a trajetória da sonda até o planeta dure cerca de cinco meses. Saiba mais.

O post Essas são as únicas imagens que temos da superfície de Vênus apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *