O que são os espaços Steam? Escolas de SP recebem nova área tecnológica

Nesta semana, quatro escolas públicas da Grande São Paulo receberam espaços Steam, uma abordagem inovadora de ensino-aprendizagem que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A inauguração desses espaços contou com o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, da idealizadora Fundação Internacional Siemens Stiftung e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Poli.

Para quem tem pressa

Quatro unidades escolares públicas da Grande São Paulo receberam, mediante a um edital, espaços Steam – considerados uma abordagem inovadora de aprendizagem.O objetivo do método é estimular a criatividade dos alunos, permitindo a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula.A inauguração contou com o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, Fundação Internacional Siemens Stiftung e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Poli.

Leia mais:

USP investe em centro de IA e aprendizado de máquina; saiba maisGoverno federal promete conectar 138 mil escolas até 2026USP abre 200 vagas para participantes de olimpíadas do conhecimento

Abordagem inovadora

Ao todo, os espaços contam com kits de eletrônica, química, matemática, artes e ferramentas variadas, como furadeira, martelo e serra.

Sendo assim, o objetivo da abordagem é estimular a criatividade dos alunos, permitindo a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula.

Apesar de ser considerada uma abordagem inovadora, ainda são poucas as unidades públicas no país que a adotam devido à ausência de ambientes adequados e falta de estrutura.

Cada escola selecionada recebeu R$ 22,5 mil mediante a um edital para criar seu espaço, possibilitando construção, reforma, integração ou aquisição de equipamentos conforme necessário.

(Imagem: Freepik)

As instituições beneficiadas pelo programa estão localizadas na capital paulista e em Santo André. São elas:

Escola Estadual Orestes Guimarães (Canindé)Escola Estadual Dr. Agenor Couto de Magalhães (Vila Clarice)Escola Estadual Professora Maria Eugênia Martins (Jaguaré)Escola Estadual Dr. Celso Gama (Santo André)

Além disso, gestores e professores dessas escolas participaram de um curso gratuito, no qual aprenderam o que é o modelo de ensino, a concepção, implantação, uso, gestão e divulgação do Espaço Steam.

O Espaço Steam possibilita integrar os conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, mostrando na prática a importância dessa interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos. Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos.

Roseli de Deus Lopes, professora da Poli e coordenadora científica do programa.

Como resultado, mais de 4 mil alunos das quatro instituições serão beneficiados com a abordagem.

O post O que são os espaços Steam? Escolas de SP recebem nova área tecnológica apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *