PC virtual: o que é e quais os requisitos para criar uma máquina na nuvem

Um PC virtual, ou máquina virtual (VM), representa uma versão digital de um computador físico. Um servidor na nuvem executa essa máquina virtual, com a capacidade de rodar aplicativos, sistemas operacionais e outros softwares.

No entanto, antes de começar a usar essa tecnologia, você pode ter dúvidas sobre os requisitos necessários para criar uma máquina virtual na nuvem. A seguir, veja curiosidades uma máquina virtual e descubra como criar a sua.

Leia mais:

Como transferir arquivos pelo Google Remote Desktop?iCloud Drive: como ver e baixar todos os arquivos da nuvemE agora, Google? Microsoft amplia liderança nos serviços em nuvem

Quais os requisitos para criar uma máquina virtual na nuvem

Para criar uma máquina virtual na nuvem, é necessário atender a alguns requisitos básicos. O primeiro é ter uma conta em um provedor de serviços de nuvem, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure ou Google Cloud Platform (GCP).

Assim como ter um navegador da web e um cliente de terminal. O navegador da web será usado para criar e gerenciar a máquina virtual, enquanto o cliente de terminal será usado para acessar e interagir com ela.

O sistema de nuvem além de ser uma saída para a criação de máquinas virtuais, otimiza tempo, podendo ser acessado de qualquer lugar com uma conexão com a internet. (Imagem: Pexels)

Além disso, é necessário ter um endereço de e-mail válido. Afinal, o provedor de nuvem irá enviar para o seu e-mail uma confirmação para a ativação da nuvem para sua máquina virtual.

Vantagens de usar uma máquina virtual

Flexibilidade: Você pode criar e configurar máquinas virtuais rapidamente, de acordo com suas necessidades.Economia: Você só paga pelos recursos de computação quando os usa.Segurança: Você pode isolar as máquinas virtuais umas das outras para proteger seus dados.Escalabilidade: Você pode dimensionar facilmente as máquinas virtuais para atender às demandas de carga de trabalho.

Aplicações no dia a dia de uma máquina virtual

Desenvolvimento de software: no desenvolvimento de software, podemos aplicar máquinas virtuais para criar ambientes de desenvolvimento isolados, ajudando a evitar conflitos de software e hardware.Teste de software: usamos máquinas virtuais para criar ambientes de teste seguros e controlados.Execução de aplicativos antigos: usamos máquinas virtuais para executar aplicativos que não são mais compatíveis com o sistema operacional atual.Alocação de recursos: Podemos usar máquinas virtuais para alocar recursos de computação de forma flexível e eficiente.

Por meio de máquinas virtuais, empresas podem usar aplicativos, sistemas operacionais e manusear documentos. (Imagem: Pexels)

Quais as melhores plataformas para criação de máquina virtual na nuvem?

Amazon Web Services (AWS): A AWS oferece o serviço EC2 (Elastic Compute Cloud), que permite aos usuários alugar VMs virtuais na nuvem. Você pode escolher entre uma variedade de sistemas operacionais e configurações de hardware.Google Cloud Platform (GCP): O GCP oferece o serviço Compute Engine, que também permite aos usuários alugar VMs na nuvem. Assim como a AWS, o GCP oferece uma variedade de sistemas operacionais e configurações de hardware.Microsoft Azure: O Azure oferece o serviço de Máquinas Virtuais do Azure, que é semelhante aos serviços oferecidos pela AWS e GCP. O Azure também suporta uma variedade de sistemas operacionais e configurações de hardware.IBM Cloud: A IBM Cloud oferece o serviço de máquinas virtuais IBM Cloud Virtual Servers, que permite aos usuários alugar VMs na nuvem.Oracle Cloud: A Oracle Cloud oferece o serviço Oracle Cloud Infrastructure Compute, que permite aos usuários alugar VMs na nuvem.

O post PC virtual: o que é e quais os requisitos para criar uma máquina na nuvem apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *