Confira o Olhar Digital News na íntegra

Esses são alguns destaques da edição desta segunda-feira (4):

Retrospectiva 2023: a nova corrida espacial no ano dos superfoguetes

Acabamos de entrar no último mês de 2023, um ano em que importantes marcos foram alcançados na chamada nova corrida espacial. Se lá na era Apollo, o objetivo se resumia em ser a primeira nação a pousar humanos na Lua, a meta desta vez é muito mais ambiciosa do que uma disputa de egos motivada por conflitos geopolíticos. As missões Apollo ocorreram em plena Guerra Fria, durante o período de maior tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética. Essas dissidências refletiam na corrida espacial disputada entre os dois países. “Aquelas missões iniciais para a Lua tinham um único objetivo primário: sermos os primeiros a pousar lá”, revelou em certa ocasião Sean Potter, da assessoria de comunicação da NASA. Falamos mais sobre corrida espacial com o astrônomo e colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita.

Jatos capturados por James Webb parecem uma pintura

O Telescópio Espacial James Webb, divulgou no último dia 28 uma imagem impressionante. A foto mostra uma faixa colorida que é, na verdade, um sistema protoestelar emitindo jatos, chamado de HH 797.

Esta cortina hospitalar pode matar superbactérias e prevenir infecções

Os hospitais são normalmente associados à saúde, mas há um risco constante de contrair infecção por superbactérias nesses locais. Agora, pesquisadores desenvolveram um revestimento antimicrobiano que pode ser usado em peças têxteis, como cortinas de hospitais, para matar vírus e bactérias e prevenir que eles se espalhem para mais pacientes.

Calendário de missões espaciais passa por reformulação

Os Estados Unidos estão enfrentando uma série de alterações no calendário de missões espaciais. Tanto para a exploração de lugares mais distantes, quanto para voos mais próximos da órbita terrestre. Por exemplo, a missão Dragonfly, da NASA, prevista inicialmente para 2027, foi adiada para julho de 2028. Esse ambicioso trabalho enviará uma “libélula robótica” para Titã, a maior lua de Saturno.

Buracos negros podem fornecer energia

Os buracos negros são amedrontadores. Com sua força gravitacional eles conseguem engolir tudo, até mesmo a luz. No entanto, agora, um grupo de pesquisadores em um novo estudo sugeriu que algo de bom pode ser tirado deles: energia. A pesquisa, disponível no arXiv e prevista para ser publicada na Physical Review D, foi conduzida por Zhan-Feng Mai e Run-Qiu Yang, da Universidade de Tianjin, na China. Eles sugeriram que buracos negros minúsculos podem ser usados como fonte de energia, funcionando como baterias recarregáveis e reatores nucleares.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

O post Confira o Olhar Digital News na íntegra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *