Robôs marcianos voltam a funcionar depois de perderem contato com a Terra

Dos dias 10 a 25 de novembro, qualquer equipamento ou robô enviado para o solo ou para a órbita de Marte foi deixado à deriva, sem nenhuma comunicação com a Terra. No entanto, agora, no início de dezembro, todas elas já voltaram a realizar suas atividades de observação e investigação.

A interrupção da comunicação aconteceu porque, nesse período, o planeta encontrava-se do outro lado do Sol em relação à posição da Terra, num alinhamento chamado de conjunção solar de Marte. Esse evento ocorre em média a cada dois anos ou mais e durante esse período, o plasma ejetado pela camada externa da estrela pode atrapalhar a comunicação entre os dois planetas. 

Por causa disso, a NASA e outras agências espaciais em Marte optaram por interromper completamente a comunicação e comandos direcionados aos robôs no planeta. Dessa forma, elas evitaram que um sinal corrompido chegasse até eles e causasse problemas.

Leia mais:

Japão planeja lançar missão para coletar amostra de lua de MarteRover chinês encontrou formas poligonais enterradas em MarteHelicópteros podem revelar campos magnéticos ocultos em Marte

Robôs em Marte

Agora, com Marte emergindo de trás do Sol, com o fim da conjunção, os robôs já voltaram a operar. No perfil do X da missão Perseverance, o rover que chegou à superfície marciana em 2021 para coletar amostras, os funcionários da NASA apontaram que ele já voltou a funcionar.

Agora que essa conjunção acabou, estou animado para continuar #SamplingMars!

Post da missão Perseverance no X

Now that conjunction is over, I’m excited to continue #SamplingMars! You’ll start to see more blogs from my team and the latest images from me: https://t.co/7w3rbvtHCT pic.twitter.com/Rj7yXx3fjs

— NASA’s Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) December 4, 2023

Outro robô da NASA em Marte é o helicóptero Ingenuity, programado inicialmente para realizar apenas cinco voos em 2021, ele segue até hoje em operação em uma missão estendida. O retorno de suas atividades após a interrupção das comunicações não demorou muito, e já no último fim de semana realizou seu 67° voo, de acordo com funcionários do Laboratório de Propulsão (JPL) a Jato no X.

Sucesso! O Ingenuity completou o voo 67 no fim de semana, voando 393 metros (1.289 pés) por mais de dois minutos. O #MarsHelicopter se reposicionou para se preparar para voos futuros.

JPL em post no X

Success!

Ingenuity completed Flight 67 over the weekend, flying 393 meters for more than two minutes. The #MarsHelicopter repositioned itself to get ready for future flights. https://t.co/1CXIWdYIAQ pic.twitter.com/EssZi3LEEF

— NASA JPL (@NASAJPL) December 4, 2023

Além desses dois robôs, a superfície é a órbita de Marte, e abriga outras missões que também já voltaram a funcionar após o fim do alinhamento.

Rover Curiosity da NASA, que aterrissou na superfície do planeta em 2012Sonda Odyssey da NASA, em operação desde 2001;Sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, em operação desde 2006;Sonda Mars Express, da ESA, em órbita no planeta desde 2003;Sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, da ESA, em operação desde 2016;Sonda Hope Mars, dos Emirados Árabes Unidos, que chegou a órbita do planeta em 2021;Sonda Tianwen-1, da China, na órbita marciana desde 2021.

O post Robôs marcianos voltam a funcionar depois de perderem contato com a Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *