Psyche tem sua primeira luz divulgada

A NASA, no último dia 4, abriu pela primeira vez as câmeras gêmeas da espaçonave Psyche, lançada em 13 de outubro, revelando sua “primeira luz”. Até então, sua viagem pelos cosmos até o asteroide que lhe dá o nome, o 16 Psyche, havia sido feita na escuridão.

A sonda Psyche foi lançada a bordo do SpaceX Falcon Heavy em direção ao 16 Psyche, localizado entre Marte e Júpiter. O interesse pelo asteroide é porque acredita-se que ele seja feito inteiramente de metais, principalmente ferro e níquel, os mesmos elementos do núcleo da Terra.

Por causa disso, o estudo do asteroide permitiria uma investigação indireta da camada mais profunda do nosso planeta, algo que é impossível de ser feito diretamente. A previsão é que a Psyche chegue à rocha em 2029, e forneça essas informações. Até lá, ele irá tirar fotos do caminho a partir das câmeras recentemente abertas.

A imagem divulgada pela NASA é um mosaico de dados brutos, ou seja, o ruído de fundo da imagem, como sinais de luz estranhos, não foi extraído. No entanto, os pesquisadores da agência apontaram que isso deve ser resolvido nos próximos dias.

Essas imagens iniciais são apenas uma abertura de cortina. Para a equipe que projetou e opera este instrumento sofisticado, a primeira luz é uma emoção.

Jim Bell, líder do instrumento de imagem Psyche, em comunicado

Leia mais:

Psyche: NASA lança com sucesso missão para investigar asteroide metálicoPsyche: quando a NASA recebe as primeiras imagens do asteroide?Por que a missão Psyche pode ser considerada uma viagem ao centro da Terra

Detalhes da captura da Psyche

Agora, os pesquisadores por trás da sonda Psyche irão continuar fazendo imagens do cosmos em preparação para quando a espaçonave passar por Marte em 2026 e três anos depois, ao asteroide. 

A imagem divulgada pela NASA, na verdade, é uma composição de 68 fotos tiradas pelas câmeras da Psyche;O campo de visão da imagem é de 8 graus de largura, por 3,5 graus de comprimento e mostra a constelação de Peixes;O objetivo é calibrar a sonda para quando ela chegar ao asteroide os pesquisadores possam construir mapas 3D com comprimentos de ondas visíveis e invisíveis que emanam do 16 Psyche;Além do par de câmeras, as “Imager A” e “Imager B”, a sonda conta com um sensor de detecção de nêutrons que irá investigar a composição química do asteroide.

O post Psyche tem sua primeira luz divulgada apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *