Enorme reservatório de água doce de 6 milhões de anos é localizado na Itália

Uma descoberta pode solucionar a escassez de água em muitas terras áridas ao redor da costa do Mar Mediterrâneo. Geólogos identificaram um enorme reservatório de água doce de cerca de 6 milhões de anos sob as montanhas Hyblaean, na Sicília, no Sul da Itália.

Leia mais

Enorme reservatório de água subaquático pode frear terremotos; entendaBitcoin: cada transação gasta tanta água quanto uma piscinaVocê sabia que a IA consome muita água? Entenda os motivosAlém de mais quente, Oceano Atlântico está mais ácido, revela pesquisa

Reservatório tem proporções enormes

Estima-se que o depósito contenha 17,5 quilômetros cúbicos de água, formando um aquífero que se estende de 700 a 2.500 metros de profundidade sob as montanhas Hyblaean.A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Malta, da Universidade de Roma Tre e da Universidade de Bolonha, na Itália.Eles usaram dados de mapas e dados de pesquisas anteriores que procuravam depósitos de petróleo.O estudo foi publicado na revista Communications Earth & Environment.As informações são da IFLScience.

Crise de salinidade messiânica

Segundo os pesquisadores, o reservatório de água teria se formado há cerca de 6 milhões de anos. Isso significa que pode ter relação com a chamada crise de salinidade messiânica, evento geológico que durou cerca de 700 mil anos e que secou a conexão entre o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.

Este episódio fez com que grande parte do mar evaporasse e aumentasse a salinidade da água. Quando a ligação foi retomada, após uma mega inundação, foi criado o que hoje é chamado de Estreito de Gibraltar.

Mas antes dessa inundação, quando a bacia ainda estava seca, o fundo do mar estava exposto e a água da chuva era capaz de escorrer para a crosta. Foi aí que o aquífero teria sido criado.

Solução para a crise hídrica

A bacia do Mediterrâneo é particularmente vulnerável às mudanças climáticas. Com a região prestes a se tornar mais quente e cada vez mais árida nos próximos anos, autoridades estão preocupadas com a possibilidade de não haver água potável suficiente para abastecer a população.

Os pesquisadores explicam que os depósitos de água subterrânea encontrados sob as montanhas Hyblaean da Sicília podem ajudar a resolver o problema no sul da Itália, bem como em outras regiões do norte da África que também abrigam corpos subterrâneos de água subterrânea.

A descoberta de um corpo de água subterrânea tão extenso, preservado e profundamente refrescado tem implicações significativas como uma fonte não convencional de água potável, especialmente considerando as numerosas áreas com escassez de água ao longo das costas do Mediterrâneo (por exemplo, Marrocos, Tunísia, Egito, Líbano e Turquia). A tecnologia para explorar e utilizar esses corpos de água subterrânea profunda existe hoje, tornando esses recursos de água subterrânea potencialmente extensos disponíveis para utilização.

Estudo publicado na revista Communications Earth & Environment

O post Enorme reservatório de água doce de 6 milhões de anos é localizado na Itália apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *