Por dentro do fenômeno ‘Skibidi Toilet’ no YouTube e TikTok

Uma série de vídeos animados publicada no YouTube, chamada “Skibidi Toilet”, é considerada como dos fenômenos online mais significativos de 2023 pelo jornal The Washington Post. A série, cheia de referências obscuras da internet e jogos, se tornou extremamente popular entre crianças e adolescentes – e tem preocupado alguns adultos.

Para quem tem pressa:

A série animada “Skibidi Toilet”, publicada no YouTube e extremamente popular entre crianças e adolescentes, é um dos fenômenos online mais significativos de 2023, segundo o jornal The Washington Post;A popularidade da série também revela o primeiro caso de tensão entre as gerações Z (nascidos entre 1995 e 2010) e Alpha (a partir de 2010), além de ser resultado de pais acostumados a entregar celulares e tablets para seus filhos consumirem “entretenimento inofensivo”;Criada por Alexey Gerasimov no canal DaFuq!?Boom!, a série apresenta personagens como vasos sanitários com cabeças humanas e pessoas com televisões como cabeças, ambientados num cenário distópico. Gerasimov, um animador autodidata, começou a série em 2023, aproveitando a nostalgia pela internet do início dos anos 2010;“Skibidi Toilet” alcançou mais de 65 bilhões de visualizações no YouTube e 15,3 milhões no TikTok, transformando-se numa das maiores tendências nessas plataformas. A série é notável por ser a primeira narrativa contada por meio de vídeos curtos e se tornou um importante meme mainstream para a Geração Alpha.

Ainda de acordo com o jornal, a existência da série é um desdobramento natural de um mundo de vídeos criado em parte por pais que se acostumaram a entregar celulares e tablets para seus filhos assistirem entretenimento inofensivo. Além disso, o sucesso da série revela o primeiro ponto de tensão entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e a Geração Alpha (a partir de 2010).

Raio-x de ‘Skibidi Toilet’

“Skibidi Toilet” foi criada por Alexey Gerasimov no canal DaFuq!?Boom! e retrata uma guerra entre vasos sanitários com cabeças humanas (Skibidi Toilets) e pessoas com câmeras, alto-falantes e televisões no lugar das cabeças, num cenário distópico.

A palavra “skibidi” vem de uma música recorrente na série, que é um mashup de “Give It to Me” de Timbaland e “Dom Dom”, uma música turca de 2022 que viralizou no TikTok. Os vídeos evoluíram de simples humor de vaso sanitário para narrativas mais complexas.

Gerasimov, um animador autodidata de 25 anos, começou a criar a série no começo de 2023 usando a ferramenta Source Filmmaker. Ele aproveitou a nostalgia pela internet do início dos anos 2010, remetendo aos vídeos de Garry’s Mod, populares no início do YouTube.

Os vídeos alcançaram mais de 65 bilhões de visualizações no YouTube e 15,3 milhões no TikTok, tornando-se uma das maiores tendências em ambas as plataformas. O canal DaFuq!?Boom! ultrapassou 36 milhões de inscritos, competindo com grandes nomes como MrBeast.

A série é notável por ser a primeira narrativa contada inteiramente por meio de vídeos curtos (um minuto ou menos) e é o primeiro grande meme mainstream da Geração Alpha (crianças de até dez anos).

Repercussão

Maddy Buxton, do YouTube, destacou, em entrevista ao jornal, que “Skibidi Toilet” é um fenômeno único, começando como um meme e evoluindo para uma narrativa complexa com significados ocultos que cativaram o público.

O sucesso da série também destaca a relevância contínua do YouTube como uma plataforma influente de cultura e entretenimento, mesmo com o foco recente no TikTok.

A comunidade online dedicada à série “Skibidi Toilet” criou um ecossistema de fan fiction, arte, escrita e jogos, inspirados nos personagens e na trama da série. “Skibidi Toilet” atrai principalmente a Geração Alpha, também conhecidos como “bebês do iPad”, que cresceram imersos em conteúdo online.

Apesar de seu público jovem, a série é encontrada no aplicativo principal do YouTube, não no aplicativo YouTube Kids, e foi um tema popular de fantasias de Halloween para crianças em idade escolar.

O post Por dentro do fenômeno ‘Skibidi Toilet’ no YouTube e TikTok apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *