Google, Meta e outras big techs criam aliança em resposta à União Europeia

Google, Meta, Qualcomm e outras sete empresas de tecnologia se juntaram para criar uma abordagem em conjunto de um mercado digital mais aberto. A medida é uma resposta às legislações tecnológicas de União Europeia.

Leia mais:

Microsoft oferece certificado de competência técnica em tecnologiaBig techs voltam a demitir funcionários nos EUA; veja empresas afetadasBrasil deve superar EUA e liderar crescimento de TI nas Américas em 2024, diz relatório

O que você precisa saber:

Como reportou o Barron´s, o grupo batizado de Coalition for Open Digital Ecosystems, ou Coligação para Ecossistemas Digitais Abertos (CODE) tem a intenção de abrir o mercado digital com ecossistemas das empresas que possam colaborar entre si e impulsionar o crescimento e inovação na Europa.As outras empresas dessa aliança incluem: Motorola, Honor, Opera, Lenovo, Lynx (fabricante de dispositivos de VR), Nothing (empresa britânica de eletrônicos) e Wire (empresa alemã de serviços de mensagens).O grupo disse em comunicado que trabalhará com acadêmicos, legisladores e empresas.A ideia é discutir a abertura digital e como isso poderá ser alcançado na Europa.A aliança acontece meses antes da implementação da Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) na União Europeia, que estará vigente em março de 2024.

O objetivo do CODE é trabalhar com acadêmicos, decisores políticos e empresas do ecossistema para fornecer liderança de pensamento baseada em evidências sobre o tema da abertura digital. Além disso, as empresas vão elaborar como esta aliança pode ser implementada na Europa, através da implementação da Lei dos Mercados Digitais e em futuras mudanças do quadro regulamentar da UE.

Coligação para Ecossistemas Digitais Abertos, em comunicado.

A Lei de Mercados Digitais visa regular o mercado digital e combater o poder de grandes empresas de tecnologia que dominam o setor. A lei estabelece diversas obrigações, como consentimento para uso de dados, regras para aplicativos pré-instalados e controle sobre aquisições que prejudiquem a concorrência.

A aliança poderia reduzir a probabilidade de que as grandes empresas de tecnologia enfrentem multas pesadas, como observou o Barron´s.

O post Google, Meta e outras big techs criam aliança em resposta à União Europeia apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *