Onda de calor: Defesa Civil coloca São Paulo em alerta máximo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a onda de calor que está atingindo o estado a partir desta quinta-feira (14) até sábado (16). A previsão indica que as temperaturas podem passar dos 40°C em partes do Sudeste e Centro-oeste.

“A Defesa Civil informa que, de quinta-feira (14) a sábado (16), uma massa de ar quente elevará as temperaturas, resultando em momentos de calor intenso em todo o estado. Confira as previsões para sua região”, diz o órgão.

ALERTA DE ONDA DE CALOR!

A Defesa Civil informa que, de quinta-feira (14) a sábado (16), uma massa de ar quente elevará as temperaturas, resultando em momentos de calor intenso em todo o estado. Confira as previsões para sua região! pic.twitter.com/p3Vbz4n2Iq

— Defesa Civil SP (@defesacivilsp) December 13, 2023

De acordo com o comunicado, as temperaturas máximas no estado, nas respectivas regiões, deve ser de:

40°C – regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto38°C – regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto37°C – regiões de Marília, Bauru, Presidente Prudente e Araraquara35°C – regiões de São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Itapeva e Vale do Ribeira34°C – Região Metropolitana de São Paulo32°C – litoral norte31°C – Baixada Santista

De acordo com o Inmet, para ser considerada uma onda de calor, deve-se ter no mínimo cinco dias consecutivos com temperaturas máximas acima de 5°C, em relação a temperatura máxima média mensal. Com isso, o órgão afirma que a previsão para os próximos dias indica o início do alerta para o fenômeno justamente na quinta. Ainda assim, a situação é monitorada diariamente e pode mudar. 

Previsão de temperatura máxima para o dia 16 de dezembro de 2023 às 15h (horário
de Brasília). Fonte: INMET

A previsão do Inmet afirma que no dia 16 de dezembro as temperaturas máximas podem ultrapassar 34°C no centro e sul do País, sendo superiores a 36°C  em Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Na Região Norte, os valores de temperatura serão inferiores a 36°C.

Em relação às temperaturas mínimas, estas ficam mais amenas no início da semana em áreas das Regiões Sudeste e Sul do País, podendo ser inferiores a 20°C. No entanto, em áreas da Região Centro-Oeste, as mínimas podem ser superiores a 26°C.

Leia mais

Governos devem evitar ‘fantasias’ sobre energia, diz presidente da COP28IA minimiza efeitos das mudanças climáticas, mas também pode aumentá-la; entendaComo esconder aplicativos de banco no Android e iPhone

Onda de calor: novembro mais quente da história

Pelo sexto mês consecutivo o mundo bateu recordes de temperatura. De acordo com o anúncio do observatório europeu Copernicus feito nesta quarta-feira (6), novembro de 2023 foi o mais quente da história.

O mundo vem registrando esses recordes de forma consecutiva desde junho. Aliás, por conta disso, 2023 já é considerado o ano mais quente já registrado. O caso também não é isolado, já que os últimos oito anos formam o período mais quente da história.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou durante a abertura da COP-28 que estes recordes de temperatura deveriam “fazer os líderes mundiais suarem frio”. “Isto é mais do que apenas estatísticas”, completou ainda Taalas. “Corremos o risco de perder a corrida para salvar nossas geleiras e frear o aumento do nível do mar”, disse ele.

A temperatura média do ar em novembro foi de 14,22°C, 0,85°C acima da média de novembro de 1991-2020 e 0,32°C acima do novembro mais quente anterior, em 2020.

O post Onda de calor: Defesa Civil coloca São Paulo em alerta máximo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *