James Webb fornece imagem sem precedentes de Urano brilhante

Quem não gostaria de ganhar um belo anel de brilhantes neste Natal? Que tal então não apenas um, mas mais de 10? E se eles forem joias cósmicas, envoltas em um dos planetas mais distantes da Terra no Sistema Solar? É exatamente este o valioso presente que o Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, oferece à humanidade neste fim de ano: uma imagem espetacular de Urano e seu sistema de anéis (normalmente opacos) em um brilho jamais visto.

O observatório espacial ultramoderno tem feito muitas observações do gigante de gelo. Nesta captura mais recente, muitos detalhes inéditos são revelados, além desse brilho sem precedentes.

Seen here by Webb, ice giant Uranus is a dynamic world with rings, moons, storms, extreme seasons, and more. Webb’s sensitivity has even captured the close-in Zeta ring, faint, diffuse, and elusive. https://t.co/T85e7JHwrm pic.twitter.com/R38XPfx7uv

— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) December 18, 2023

É possível ver, inclusive, o anel mais interno, Zeta, que é extremamente tênue e difuso. Na visão de campo amplo, a imagem mostra pelo menos 14 luas, mais da metade dos 27 satélites naturais conhecidos do planeta. Na versão mais fechada, observa-se que algumas das luas estão dentro dos anéis.

A new look at Uranus
@NASAWebb observed the unique planet in new detail, highlighting features such as rings, moons, storms, and a seasonal polar cap. Webb’s infrared vision and sensitivity expand on a version taken by the telescope earlier this year: https://t.co/de3EhIqvvJ pic.twitter.com/TRVQX1yuIc

— NASA (@NASA) December 18, 2023

Especialista em visões na luz infravermelha, Webb também conseguiu captar tempestades visíveis como pontos brilhantes em Urano. 

Leia mais:

James Webb revela segredos de famoso remanescente de supernova Cassiopeia AJames Webb detecta maior jato de fonte termal da lua EncéladoCientistas simulam mergulho de sonda na atmosfera gelada de Urano

Urano: o planeta “deitado”

Note que também é possível ver a calota polar completa do planeta. Isso acontece porque ele orbita de lado. Seu eixo tem uma enorme inclinação de 98 graus em relação à órbita. Acredita-se que isso tenha sido causado por uma colisão monstruosa, bilhões de anos atrás. 

Como Urano está se aproximando de seu solstício, que será em 2028, o eixo está apontando quase diretamente para o Sol. Os efeitos sazonais criam a cúpula branca vista na foto.

Urano tem complexidades não vistas em outros planetas, então o trabalho realizado por cientistas planetários com a ajuda do JWST será fundamental na construção de uma imagem mais precisa do que com esse mundo fascinante.

O post James Webb fornece imagem sem precedentes de Urano brilhante apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *