Maior cabo submarino do mundo vai levar energia da Dinamarca até o Reino Unido

Com mais de 765 quilômetros, o Viking Link é o maior cabo submarino elétrico (terrestre e marítimo) entre países do mundo. Capaz de transportar eletricidade pelo fundo do mar da Dinamarca até o Reino Unido, essa é uma das grandes obras de engenharia moderna.

Leia mais

Maior cabo submarino do mundo é instalado; veja quanto medeNovo cabo submarino do Google vai interligar oito países remotosComo é um cabo submarino por dentro

Obra da engenharia

A construção do gigantesco cabo enfrentou vários desafios.Um deles foi atravessar o chamado Mar do Norte, um dos menos profundos do mundo. Isso fez com com que as medidas de proteção contra possíveis danos ou sabotagens tenham sido fundamentais.O último trecho da ligação foi concluído em julho deste ano, com um navio lança-cabos chamado Leonardo da Vinci.A operação envolveu retirar seções de cabos da água e prendê-los ao navio.As informações são da BBC.

Viking Link transporta eletricidade pelo fundo do mar da Dinamarca até o Reino Unido (Imagem: Divulgação/ Prysmian)

Cabo submarino vai transportar energia

O Viking Link pesa cerca de 40 kg por metro, três vezes mais que uma barra de ouro, e vai começar a funcionar em sua capacidade máxima no final de dezembro deste ano. O enorme cabo transportará a energia produzida em parques eólicos da Dinamarca e do Reino Unido

Simplesmente, quando a Dinamarca apresenta escassez de energia elétrica e o Reino Unido tem muito vento, apertamos um interruptor e a potência muda de direção de uma área que tem demasiada eletricidade para outra onde ela é mais necessária.

Rebecca Sedler, diretora geral de interconectores da empresa National Grid

Os dois países estabeleceram o objetivo de consumir apenas eletricidade que não gere emissões de carbono até 2030 e 2035, respectivamente. No entanto, eles ainda não conseguem suprir a demanda por energia elétrica apenas com fontes renováveis, como eólica, solar ou biomassa, ou mesmo nuclear.

Dessa forma, o Vinking Link serve para canalizar e distribuir energia onde ela for necessária, reduzindo a necessidade de queimar gás para produzir energia, por exemplo. A construção da estrutura começou em 2019 e, até o momento, já foram investidas mais de três milhões de horas de trabalho em planejamento e na execução da obra.

O cabo de transmissão elétrica é feito de cobre, aço, papel e plástico e fica enterrado no fundo do mar. O custo do projeto é de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 11,1 bilhões). Uma vantagem do projeto, segundo especialistas, é a diferença de horário entre os dois países que faz com que os picos de utilização de energia ocorram em momentos diferentes.

O post Maior cabo submarino do mundo vai levar energia da Dinamarca até o Reino Unido apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *