Olhar do Amanhã: é possível viajar no tempo?

Na edição desta quarta-feira (20) da coluna Olhar do Amanhã, o neurocientista e colunista do Olhar Digital News Alvaro Machado Dias falou de um assunto que é o sonho de muitos: a viagem no tempo. 

Viajar no tempo parece uma missão bem complicada para a ciência. Até porque, uma questão fica pairando no ar: como conseguir viajar no tempo sem mudar nada? Esse grande paradoxo, contudo, foi questionado pelo estudante de física Germain Tobar, da Universidade Queensland, na Austrália. A pesquisa trouxe a hipótese de que os viajantes do tempo seriam restritos no que fazem. Em outras palavras, os cálculos mostram que o espaço-tempo pode, potencialmente, se autoadaptar para evitar paradoxos.

Mas, afinal, o que a ciência nos diz?

Ao contrário do que parece, as perspectivas nessa área, elas estão bem estabelecidas. Não é uma área tão exploratória assim tão maluca. O tema é muito maluco, mas há um entendimento muito sólido, secular, até é uma das abordagens é einsteiniana. A teoria da relatividade de Einstein, composta por duas partes, a relatividade geral e a relatividade especial. Essa última afirma que o tempo pode acelerar ou desacelerar, dependendo do quão rápido você está se movendo em relação a algo. A partir disso, o outro ramo principal, a teoria da relatividade geral, sugere que seria possível viajar no tempo inclusive para trás, seguindo um caminho, por assim dizer, nessa relação no espaço-tempo que funcionasse como uma espécie de uma linha do tempo fechada.   

Alvaro Machado Dias

A coluna Olhar do Amanhã é exibida toda quarta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!

O post <strong>Olhar do Amanhã: é possível viajar no tempo?</strong> apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *