Stanford: IA descobre local onde fotos foram tiradas

Alunos da Universidade de Stanford (EUA) desenvolveram uma Inteligência Artificial capaz de identificar o local onde uma foto foi tirada utilizando o banco de dados do Google Street View.

Leia mais

França testa vigilância por IA antes dos Jogos OlímpicosCelulares podem ouvir conversas para gerar anúncios, segundo relatórioUso de IA para falar com os mortos divide opiniões nos EUA

Batizada de Pigeon (Predicting Image Geolocations), a ferramenta teve uma taxa de acerto de 95% nos testes quando indagada sobre o país onde a imagem foi feita. No recorte micro, porém, a IA erra por alguns quilômetros na maioria das vezes. Mas também acertou.

Inspiração em um game

A IA foi criada por 3 amigos: Michal Skreta, Silas Alberti and Lukas Haas.Eles precisavam apresentar um projeto de tecnologia na Universidade de Stanford e tinham um hobby em comum: gostavam do jogo GeoGuessr, no qual você precisa adivinhar onde ficam cenários no mundo todo.A ideia era treinar um robô para ir bem no game. E os jovens foram além! Não só criaram a ferramenta como também ela superou jogadores humanos experientes.No desenvolvimento, os estudantes usaram o modelo de rede neural CLIP, da OpenAI, especializada em aprender conceitos visuais a partir de linguagem natural.

Para o bem e para o mal

Os jovens decidiram não comercializar o projeto. Pelo menos não por enquanto. Escreveram apenas um artigo científico sobre a iniciativa e explicaram: tornar o Pigeon público, hoje, traria mais malefícios do que benefícios.

É verdade que uma ferramenta dessas poderia identificar estradas que precisam de reparo. Ou até mesmo auxiliar biólogos a estudar a fauna e a flora de uma região. Ou um turista descobrir seu próximo destino.

Do outro lado, porém, o Pigeon poderia colocar vítimas de stalkers em perigo. Governos poderiam usar a IA para espionagem. Ou até mesmo criminosos para monitorar áreas de interesse.

A discussão é válida e não se limita apenas ao Pigeon. A privacidade nas redes e as regras entorno da Inteligência Artificial são temas urgentes para a sociedade moderna.

E os governos e desenvolvedores precisam sempre estar atentos à segurança. Vide o caso mais recente aqui no Brasil. O Ministério da Justiça acabou de lançar um app para bloquear celulares em caso de furto ou roubo.

Em poucas horas de funcionamento, porém, apareceram inúmeros relatos de fraudes e de criminosos aplicando golpes…

Mais informações sobre o Pigeon no portal NPR.

O post Stanford: IA descobre local onde fotos foram tiradas apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *