Estudo: infertilidade masculina aumentou nos últimos anos; veja o que você pode fazer para evitá-la

A infertilidade é um problema associado muitas vezes às mulheres apenas. Só que não. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que a condição atinja mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Desse total, 15 milhões seriam homens.

Leia mais

Não consegue engravidar? Especialista aponta cinco principais causas para a infertilidadeAnticoncepcional para homens: os testes em humanos começaram!Novo antibiótico promete ser eficaz contra superbactérias; saiba mais

A infertilidade masculina é ligada a uma série de fatores, incluindo distúrbios hormonais, problemas físicos, problemas de estilo de vida, problemas psicológicos, anomalias cromossômicas e defeitos de um único gene.

Fato é que a condição reflete em uma queda no número de espermatozóides – ou num enfraquecimento deles.

De acordo com um estudo publicado na Universidade de Oxford, a contagem de espermatozoides está diminuindo em todo o mundo e o estilo de vida e os fatores ambientais podem reduzir a fertilidade masculina.

Embora a maioria das causas masculinas de infertilidade não sejam evitáveis, nós separamos aqui algumas dicas para você manter o seu esperma o mais saudável possível!

1) Controle o seu peso e seja saudável

Essa dica é meio óbvia, mas é a mais importante de todas: hábitos saudáveis mantêm seu corpo saudável.Faça exercícios físicos regularmente e tenha uma dieta equilibrada.A obesidade causa alterações hormonais que têm efeitos negativos no sêmen.Estamos falando em queda no número total de espermatozoides, redução da capacidade de movimentação dos espermatozoides, além da deformação de alguns deles.

2) Evite o uso de drogas recreativas

Diversos estudos científicos já abordaram este tópico.Um deles fala sobre as drogas psicoativas, como cocaína, heroína, metanfetamina e ecstasy.De acordo com os cientistas, elas afetam negativamente as funções reprodutivas masculinas, incluindo redução no desejo sexual, queda na produção de testosterona, além de piora na qualidade do esperma.

3) Fique longe de esteróides anabolizantes

Essa aqui vai para os ratos de academia.É verdade que os esteróides anabolizantes contribuem para o crescimento muscular e a perda de gordura, mas também afetam a função sexual.Pesquisas mostraram que o uso dessas substâncias pode levar a uma redução do tamanho dos testículos, chegando até a interromper a produção de esperma.Artigos científicos afirmam que os homens que decidem parar de usar “bomba” demoram pelo menos um ano para voltar a produzir uma quantidade razoável de espermatozóides.

4) Pare de fumar

O tabaco é prejudicial para a saúde como um todo.Evidências científicas apontam também que a substância pode afetar a fertilidade masculina.E não estamos falando apenas do cigarro.Os vaporizadores, ou “vapes” como são chamados, também podem atrapalhar as funções do sistema reprodutor.

5) Reduza a exposição a produtos químicos ambientais

Os chamados produtos químicos desreguladores endócrinos podem reduzir a qualidade do esperma e causar problemas de fertilidade porque podem bloquear os hormônios sexuais masculinos.É verdade que estamos expostos a eles muitas vezes através de fertilizantes, mas algumas medidas podem ajudar a atenuar seus efeitos, como lavar frutas e legumes.Além disso, também ajuda a comer menos alimentos processados ou enlatados.

As informações são do site Science Alert.

O post Estudo: infertilidade masculina aumentou nos últimos anos; veja o que você pode fazer para evitá-la apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *