Curiosity: rover da NASA captura cenas de um dia marciano, do amanhecer ao anoitecer; assista

O rover Curiosity, da NASA, considerado a peça de tecnologia humana operacional mais antiga na superfície de Marte atualmente, demonstrou ser um eficaz relógio de sol marciano nos dias em que fica sem comunicação com a Terra. Ou seja, quando ocorre a conjunção solar colocando nosso vizinho no lado oposto em relação à nossa estrela.

Dois novos vídeos em preto e branco foram divulgados pela agência espacial norte-americana, capturados no dia 4.002 de Curiosity em Marte. As câmeras Hazcams, responsáveis pelas cenas, captaram a sombra do rover se movendo ao longo da superfície marciana.

Leia também:

Vida em Marte? Rover Curiosity encontra evidências de antigos rios no planeta Horizonte de Marte é revelado em foto da NASA NASA encontra pistas surpreendentes do passado úmido de Marte

Estas gravações foram realizadas como parte das últimas instruções enviadas a Curiosity antes da conjunção solar de Marte ocorrida em novembro. Naquele momento, a comunicação com a Terra foi interrompida.

Nosso vizinho emergiu por trás do Sol no início de dezembro. E tanto Curiosity quanto os demais equipamentos robóticos que exploram o Planeta Vermelho voltaram a receber comandos da Terra. Confira a explicação da NASA sobre a conjunção solar:

Câmeras de Curiosity ajudam em terrenos perigosos

As Hazcams foram empregadas de maneira inovadora para capturar 12 horas de imagens, com a esperança de registrar fenômenos atmosféricos como nuvens ou redemoinhos de poeira. Após o término da conjunção, as imagens retornaram à Terra, e embora nenhuma atividade climática notável tenha sido observada, os vídeos compilados fornecem uma representação visual da passagem do tempo em Marte.

Hey look – I’m a sundial!

Ok, not exactly, but I did get a sol to enjoy my surroundings. During solar conjunction, I used my hazard cameras to study the Martian weather and dust.

As this Earth year comes to an end, I hope you’ll take the time to soak in what’s around you. pic.twitter.com/eCQAcVtT1L

— Curiosity Rover (@MarsCuriosity) December 28, 2023

A princípio, as câmeras são utilizadas por Curiosity para a orientação em terrenos perigosos, como são alguns dos pontos alcançados pelo rover. Nas imagens compartilhadas pela NASA, é possível notar as encostas do Monte Sharp, por exemplo (onde ele enfrentou o desafio mais difícil ao longo de 11 anos de missão).

O post Curiosity: rover da NASA captura cenas de um dia marciano, do amanhecer ao anoitecer; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *