Presidente do BuzzFeed renuncia ao cargo; entenda

Marcela Martin, presidente do BuzzFeed, empresa norte-americana de mídia famosa por seus jogos de perguntas e respostas, anunciou nesta sexta-feira (29) que irá deixar o cargo para buscar outras oportunidades na área. Segundo informações da Reuters, a executiva deve ficar na posição apenas até dia 12 de janeiro, partindo para outros desafios. 

O que você precisa saber: 

O BuzzFeed não deve substituir Martin, visto que as responsabilidades da presidente serão absorvidas pelo CEO Jonah Peretti e outros executivos; A saída da presidente ocorre logo após o pedido de demissão da CFO Felicia DellaFortuna. A diretora deixou o cargo em novembro para se juntar a Enthusiast Gaming Holdings; De acordo com comunicado do veículo, as saídas não ocorreram por qualquer desacordo com a empresa. 

Leia mais! 

BuzzFeed News será descontinuado após demissões; saiba maisFim dos jornalistas? BuzzFeed usará ChatGPT para criar conteúdoBuzzFeed lança Testes com nova tecnologia de IA

Trajetória BuzzFeed:

Fundado em 2006 por Jonah Peretti e John Johnson, o BuzzFeed foi criado como um laboratório viral para testar o compartilhamento de conteúdo na internet;Com um jornalismo amador e publicações em tom descontraído, no entanto, o portal ganhou notoriedade, ficando conhecido principalmente por seu conteúdo Quiz, jogos de perguntas dos mais diversos assuntos, de temas teens a política;Com o passar dos anos, o portal adotou um jornalismo mais sério e passou a ser conhecido mundialmente, tornando-se um grande rival de portais no ramo on-line e desafiando empresas de mídia tradicionais — o site chegou a ganhar o Prêmio Pulitzer em 2021, um dos mais consagrados no jornalismo;Apesar do sucesso, no entanto, a empresa não conseguiu encontrar um modelo de negócios funcional e, de acordo com a Reuters, acabou virando uma ‘torneira de dinheiro’;Assim como outros meios de comunicação digital, a dependência do BuzzFeed em publicidade também tornou a companhia suscetível a crises, principalmente após a chegada das redes sociais e a migração dos profissionais de marketing para plataformas como o TikTok. 

No Brasil desde 2013, o grupo, que já sentia dificuldades no mercado desde antes da pandemia da Covid-19, iniciou uma mudança global, alterando o foco de seu conteúdo e enxugando gastos.

Mais recentemente, a empresa anunciou o fim do BuzzFeed News, seu braço de notícias. A decisão ocorreu como parte de uma onda de demissões em vários setores do veículo — a força de trabalho do portal foi reduzida em cerca de 15%.

O post Presidente do BuzzFeed renuncia ao cargo; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *