Sem curiosidade! Usuários que testaram Celular Seguro não conseguem desbloquear aparelhos

O Governo Federal lançou no último dia 19 o Celular Seguro, uma iniciativa que bloqueia aparelhos roubados, furtados ou perdidos e notifica empresas parceiras, como aplicativos de banco, sobre a ocorrência. Alguns usuários resolveram testar se o programa realmente funciona, mas descobriram que ele não apenas cumpre a tarefa, como não há como desbloquear o telefone.

Leia mais:

Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semanaComo usar app Celular Seguro para avisar bancos e operadoras em caso de rouboComo registrar uma ocorrência no Celular Seguro

Celular Seguro funciona – e não há volta

O Celular Seguro funciona de forma simples: o usuário baixa o aplicativo ou acessa o site pela versão web e faz o cadastro com informações pessoais, número de telefone e IMEI (o código identificador do aparelho).

Então, cadastra um número terceiro de confiança. É neste outro celular que o proprietário do aparelho roubado ou perdido conseguirá bloquear o seu próprio. Ao registrar uma ocorrência, o app suspende o funcionamento do dispositivo indicado.

A simplicidade fez com que usuários tentassem testá-lo. O problema foi que os aparelhos realmente foram bloqueados (e não há uma opção de voltar atrás e desbloqueá-los).

Alguns relatos foram publicados no X/Twitter e nas lojas virtuais, onde é possível baixar o app gratuitamente.

Fui ver o app la de celular seguro do governo e confesso que esse eu ri pqp pic.twitter.com/I7W3wnW2bc

— Psicólogo Cronicamente Online (@FallenMisery00) December 27, 2023

Conheço uma pessoa que cadastrou o celular no App Celular Seguro.
— Depois de usuários cadastrados
—telefones cadastrados
—pessoas de confiança cadastradas
A coleguinha fez o teste para ver se deu certinho. RESULTADO. Bloqueou o próprio celular
Ninguém consegue desbloquear

— ℋeℓeηα Sthephanowitz (@Helenasth) December 29, 2023

Como desbloquear o celular

Até agora, não há uma opção no app ou na versão web para desbloquear o aparelho. O ministro da Justiça, Ricardo Cappelli, brincou com a situação: “Não é pra testar! Você fez o seguro do carro… vai bater no poste? Vai ficar ligando para o 190 para dizer que foi roubado, depois que não foi roubado?”, disse.

O Celular Seguro funciona como uma via de mão única: a função é apenas impedir o uso de um celular roubado, furtado ou perdido.

Caso o usuário consiga recuperá-lo, deve entrar em contato com cada empresa individualmente (seja a marca do celular ou os aplicativos de banco bloqueados) para liberar o aparelho.

Tela inicial do app (Imagem: Celular Seguro/Divulgação)

Celular Seguro

O programa do Celular Seguro surgiu para inibir crimes relacionados a smartphones, já que traz uma forma dos donos inviabilizarem o uso de aparelhos que tenham sido roubados. Além de agilizar a comunicação das ocorrências, ele é mais prático, já que evita que o usuário tenha que bloquear todos os serviços contidos no dispositivo. Aplicativos de banco, por exemplo, são parceiros da iniciativa e recebem notificações do app para também bloquearem as contas.O Olhar Digital fez um passo a passo de como se cadastrar e usar o serviço neste link.

O post Sem curiosidade! Usuários que testaram Celular Seguro não conseguem desbloquear aparelhos apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *